Rio -  Disciplina presente em todos os concursos públicos, a Língua Portuguesa tem papel importante na aprovação dos candidatos. Além das provas e da redação, conhecimentos na área são fundamentais para a interpretação dos enunciados de questões de outras disciplinas e para a elaboração de respostas adequadas.
Autor do livro Português para Concursos, da Quileditora, Rafael Daher explica que o peso da prova de Língua Portuguesa varia de acordo com cada seleção. No entanto, a quantidade de questões nas provas dessa disciplina costuma ser grande. “No fim das contas, a prova de Língua Portuguesa adquire um valor bastante elevado”, conclui.

Jonatas conta que dá muita atenção à Língua Portuguesa na hora de estudar: 'Essa disciplina costuma ter peso significante nos concursos' | Foto: Divulgação
Jonatas conta que dá muita atenção à Língua Portuguesa na hora de estudar: 'Essa disciplina costuma ter peso significante nos concursos' | Foto: Divulgação
O professor da Central do Concurso, Sandro Lucena, concorda: “De forma geral, a avaliação de Língua Portuguesa costuma ser o diferencial para apontar quem se destacará na classificação final do concurso. Sua importância é indiscutível”.
As questões de gramática costumam aparecer mais do que interpretação de texto nas provas. Os tópicos mais cobrados são concordância, regência, pontuação, conjunções e pronomes, voz passiva, flexão de verbos irregulares, ortografia, crase, uso dos ‘porquês’ e do pronome ‘cujo’. “Todos esses assuntos costumam confundir os candidatos de alguma forma. Em geral, porque tais exploram detalhes que os candidatos não estão habituados a utilizar no dia a dia”, explica Rafael Daher.
O estudante Jonatas Sampaio, 22 anos, está se preparando para o concurso do Banco Central e conta que tem dificuldades com concordância verbal e nominal, além de pontuação. Para Sandro Lucena esse problema é comum: “O candidato acaba transferindo a linguagem informal para os padrões rígidos cobrados nas questões”. De acordo com o especialista, é importante ter cuidado com interpretação de texto, vocabulário e a grafia correta das palavras.
Hábito de leitura faz a diferença na hora da prova
Para bons resultados nas provas de Língua Portuguesa e na redação, é fundamental que o candidato tenha o hábito de leitura, que ajuda a ampliar o vocabulário e reduz a possibilidade de erros ortográficos e gramaticais. “A boa leitura influencia positivamente na escrita das palavras, no vocabulário, na pontuação, melhora a argumentação e desenvolve um senso crítico mais aguçado”, detalha Sandro Lucena.
dica dele é consultar um bom dicionário sempre que necessário, pois aumenta a bagagem de informação do candidato.
Rafael Daher concorda e afirma que o aprimoramento da Língua Portuguesa é um processo constante, que deve ser exercitado ao longo da vida. “Nosso idioma é bastante complexo, por isso, é preciso ler bastante, prestando atenção à grafia das palavras e procurando memorizá-las”.
O autor diz ainda que a boa compreensão do idioma ajuda nas provas de outras disciplinas, principalmente as jurídicas, em que os textos costumam ser mais complexos e exigem maior vocabulário.