Rio -  Jovens interessados em se qualificar para conseguir oportunidade de trabalho no comércio devem ficar atentos para disputar uma das 15 mil vagas de cursos gratuitos oferecidas pelo programa Coletivo Varejo, da Coca-Cola, em todo o país. Somente no Rio são 2.520 oportunidades espalhadas por 21 comunidades carentes para o ciclo de formação na área de varejo.
Educadora do coletivo no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Aline Arantes, 21 anos, destaca a importância do programa na região. “É uma transformação de vida para vários jovens, pois os preparamos para o primeiro emprego”, diz a estudante de Administração da Universidade Cândido Mendes que, há dois anos, entrou como aluna e hoje passa experiência aos demais jovens em cursos de Varejo e Promoção de Vendas.
A educadora Aline Arantes começou como aluna e hoje passa experiência | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
A educadora Aline Arantes começou como aluna e hoje passa experiência | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
O projeto capacita jovens para empregos no comércio varejista. Além disso, encaminha os participantes para processos de seleção no mercado de trabalho formal, abrindo as portas para moradores de comunidades conseguirem emprego. Para concorrer a uma das vagas é preciso ter entre 15 e 25 anos e ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. Inscrições vão até sexta-feira e os locais devem ser consultados em: coletivococacola.com.br/onde.html.
PORTO MARAVILHA
O projeto Porto Maravilha Cidadão oferece cursos gratuitos em serralheria e solda. São 60 vagas. Terão prioridade moradores da Zona Portuária de 18 a 31 anos. Basta comparecer ao Galpão Aplauso, Santo Cristo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As inscrições vão até dia 14.
IBGE abrirá 950 chances
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado pelo Ministério do Planejamento a fazer seleção para preencher 950 vagas de agente de pesquisa de saúde. Divulgada ontem no Diário oficial da União, a Portaria 150, que libera a seleção, permite ao instituto iniciar os trabalhos de preparação do edital e licitação para escolha da empresa que promoverá o concurso.
De acordo com o IBGE, para participar do processo seletivo, o candidato deve ter o Ensino Médio completo. Os aprovados vão participar da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), que será feita pela primeira vez no país. O edital ainda não tem data para ser divulgado.