Rio -  O atendimento a portadores de necessidades especiais será ampliado no Rio de Janeiro. O Ministério da Saúde anunciou, ontem, a inauguração de cinco Centros de Especialidade Odontológica (CEO), três Centros Especializados de Reabilitação (CER) e uma oficina de órtese e prótese. O governo vai fornecer também cadeiras de rodas e aparelhos auditivos.
Os CEOs ficarão em Duque de Caxias (dois), Resende (dois) e São José do Vale do Rio Preto. Nova Iguaçu vai receber a oficina de órtese e prótese. Os centros de reabilitação irão para a capital e vão oferecer transporte gratuito. Poderão ser atendidas pessoas com deficiência física, intelectual e auditiva. Ainda não há data de inauguração.
O anúncio faz parte do Programa Viver sem Limites, do Ministério da Saúde. Em seis meses, o SUS passará a ofertar cadeira de rodas com motor elétrico, que pode ser movida por controle remoto, pelo queixo ou boca, destinada a tetraplégicos. Além disso, estarão disponíveis cadeiras portáteis e especiais para terrenos acidentados e modelos para crianças e para pessoas acima de 90 quilos.
Segundo o ministério, estarão disponíveis também aparelhos auditivos para adultos e menores de 5 a 17 anos que estudem. Durante as aulas, a voz do professor será captada por microfonee enviada ao aparelho. Sete estados brasileiros, incluindo o Rio de Janeiro, passarão a ofertar mais exames do Teste do Pezinho, para diagnóstico de doenças em recém-nascidos.