Rio -  Moradores de áreas pacificadas no Rio e que contam com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) terão acesso a serviços da Previdência Social. A partir do mês de julho uma unidade móvel do INSS vai percorrer comunidades como Jacarezinho, Borel, Pavão/Pavãozinho, Dona Marta e Cidade de Deus para que trabalhadores interessados possam calcular o tempo de serviço e fazer inscrição no cadastro do INSS, domésticas verifiquem se o patrão está em dia com a contribuição previdenciária e microempreendedores possam se inscrever no programa Empreendedor Individual (EI).
O gerente-executivo da Gerência-Executiva Centro, Flávio Souza, antecipou com exclusividade à Coluna que uma van está sendo adaptada para percorrer as comunidades ocupadas pelas forças de segurança na área de atuação da gerência que vai da Barra da Tijuca, passa pelo Centro e abrange alguns bairros da Zona Norte. Comunidades do Alemão e do Batan, no entanto, não serão contemplados pelo serviço itinerante.
No mutirão do INSS na Central do Brasil, serviço mais procurado foi a contagem de tempo de contribuição. Foram atendidas 1.200 pessoas | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
No mutirão do INSS na Central do Brasil, serviço mais procurado foi a contagem de tempo de contribuição. Foram atendidas 1.200 pessoas | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Veio com a pacificação
“Vamos levar serviços oferecidos pelo Estado para essas áreas pacificadas. É uma nova etapa da pacificação”, afirma Flávio Souza. O gerente lembra que o segurado não vai poder fazer perícias médicas nem dar entrada em pedido de benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença. Souza explica que esses serviços precisam de mais complexidades, que é feito nos postos da Previdência. Sem contar que não é o ambiente propício para fazer perícia médica.
Mutirão recebe 1.200 segurados
O INSS móvel seguirá os moldes do atendimento feito no mutirão promovido em 29 e 30 de abril na Central do Brasil. Lá, posto avançado foi instalado e fez cerca de 1.200 atendimentos nos dois dias. “O serviço mais procurado foi contagem de tempo de contribuição. Muitas empregadas domésticas pediram informação sobre nova lei que entrou em vigor e garante direitos à categoria. Também tiraram dúvidas sobre aposentadoria para dona de casa”, afirmou Flavio Souza.
Palestras gratuitas sobre educação previdenciária foram dadas. Segundo o gerente, qualquer associação de moradores pode agendar para que o INSS leve o Programa de Educação Previdenciária (PEP) às comunidades. Basta ligar (21) 2272-3496 ou enviar e-mail para gexrjc@inss.gov.br.