Rio -  Após quase três anos de obras, o Maracanã está cada vez mais perto de voltar, oficialmente, à ativa. Nesse período de reformas, centenas de funcionários passaram horas, dias e meses na luta para deixar o Maior do Mundo totalmente pronto para o retorno. Entre os jovens e experientes, Ruan Carvalhosa, de 22 anos, esteve presente e viu a evolução de cada detalhe do estádio.

"Quando entrei lá não tinha nada, agora, está tudo pronto, colorido. É a obra mais importante para o esporte brasileiro, representa muito para o país. Vi tudo no osso e hoje tenho a honra de olhar e notar cada detalhe, cada modificação. Ter visto como era, como estava ficando e a maneira como que está hoje é incrível. Ficou bem diferente, bem melhor", disse.
Ruan Carvalhosa trabalhou nas obras do Maracanã | Foto: Arquivo Pessoal
Ruan Carvalhosa trabalhou nas obras do Maracanã | Foto: Arquivo Pessoal
Estudante de Engenharia Civil na UFRJ, Ruan teve, de repente, uma grande oportunidade na carreira. A chance de trabalhar na obra do Maracanã passou do lado pessoal, quando frequentava o estádio para assistir os jogos do Botafogo, time do coração, e serviu também como um grande impulso na vida profissional.

"É uma coisa muito maneira. Frequentava antes das obras iniciarem, antes mesmo de pensar em trabalhar lá. Quando surgiu a oportunidade, fiquei muito feliz pelo lado profissional. É uma grande obra, uma das mais importantes para o Brasil. Representa bastante coisa na minha carreira. É um grande marco para mim, para o meu currículo", comentou.
Após trabalhar nas obras, Ruan marcou presença no primeiro evento-teste | Foto: Arquivo Pessoal
Após trabalhar nas obras, Ruan marcou presença no primeiro evento-teste | Foto: Arquivo Pessoal
Presente no primeiro teste do estádio, marcado pela partida entre amigos de Bebeto e amigos de Ronaldo, Ruan não escondeu a grande emoção de ver seu trabalho numa outra dimensão. Ao ficar num setor onde teve participação durante as obras, a ansiedade de mostrar para os familiares cada mínimo detalhe era mais que especial.

"Estar ali no dia do evento-teste foi uma sensação muito boa, nunca tinha sentido. Ver as coisas que você participou dando certo é muito bom. Nem todo o estádio estava liberado no dia da partida, mas aquela parte em que estávamos era o setor onde trabalhei até o início deste ano. Estava muito ansioso para falar de cada detalhe para as pessoas que foram comigo, queria mostrar tudo. Passar pelas paredes e saber onde está cada cano, saber que ajudei naquilo tudo. É bem diferente, é especial", acrescentou.
Junto ao irmão, mãe e namorada, Ruan não perdeu a oportunidade de assistir o primeiro confronto no gramado do lendário Maracanã, que passou a fazer parte de uma maneira distinta na vida do jovem carioca. Agora, a ansiedade é outra. Com as reformas em reta final, a espera de todos é pela reinauguração oficial, no dia 2 de junho, com o amistoso entre Brasil e Inglaterra. 
Mãe, namorada e irmão foram ao jogo-teste com Ruan | Foto: Arquivo Pessoal
Mãe, namorada e irmão foram ao evento-teste com Ruan | Foto: Arquivo Pessoal