Rio -  Entre o risco de contaminação e a falta de um lugar para morar. Cerca de 750 famílias que construíram irregularmente casas na Cidade dos Meninos começaram a ser despejadas ontem pela Polícia Federal.
O bairro de Duque de Caxias é contaminado por pó de broca e moradores antigos já apresentaram problemas de saúde devido ao contato com o produto que era usado em pesticidas e foi abandonado no terreno.
Apesar do perigo na área, o desespero de ver a moradia demolida tomou conta de ocupantes que terão 60 dias para deixar o local. A aposentada Sandra Modesta de Carvalho, 67 anos, mora com o filho Jonas, de 17, em uma das casas e lamentou que gastou R$ 4.500 na obra.
Casas em construção já começaram a ser demolidas no bairro de Caxias | Foto: Divulgação
Casas em construção já começaram a ser demolidas no bairro de Caxias | Foto: Divulgação
“Não posso mais trabalhar. Meu filho ganha R$ 600 por mês fazendo ‘bicos’. Para onde iremos?” A prefeitura prometeu novas moradias do Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Os ocupantes puderam fazer inscrição no programa. O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, disse que, por enquanto, estão sendo derrubadas as casas que estão sendo erguidas.
Prefeitura estuda como descontaminar
O prefeito frizou que a Cidade dos Meninos é contaminada e representa perigo à população. Ele falou que a prefeitura estuda a melhor forma de descontaminação.
“Existem três formas: por incineração, encapsulamento ou bioremediação. Estamos estudando todas elas para encontrar o melhor caminho. Acho que até o final de julho devemos decidir a modelagem de tratamento”. Segundo Alexandre Cardoso, os moradores serão levados para o condomínio Nossa Senhora do Carmo, em Jardim Pantanal.