Rio -  Um dos sobreviventes do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, o estudante Bruno Rupollo Grethe, 18 anos, teve queimaduras em 8% do corpo. Apesar de os ferimentos terem acometido metade do seu rosto, ele agora tem motivos para voltar a sorrir: sua face foi totalmente recuperada graças a um curativo inovador, que faz com que as células da pele se regenerem na forma original.
Bruno e família: jovem de 18 anos estava na boate Kiss, em Santa Maria | Foto: Divulgação
Bruno e família: jovem de 18 anos estava na boate Kiss, em Santa Maria | Foto: Divulgação
Feito a partir de substâncias do intestino delgado do porco, o curativo, chamado ‘Oasis’, consiste em uma espécie de membrana que possui colágeno, proteínas e elastina. Aplicados na região da queimadura, esses componentes aderem à pele, promovendo um crescimento homogêneo das novas células e livrando o paciente de marcas.
“Primeiramente há uma mudança de coloração, mas com o tempo ela vai se apagando e ficando cada vez melhor”, afirmou Maria da Graça Figueira Costa, cirurgiã plástica da Unidade de Queimados do Hospital Cristo Redentor, onde o rapaz foi tratado, ao G1. Ela também explicou que o curativo acelera a cicatrização, mas não substitui a pele. Após a recuperação, o material é retirado.
O curativo foi doado ao Hospital de Clínicas e ao Cristo Redentor, em Porto Alegre, logo após a tragédia, pela importadora Maximedical. Também houve, na ocasião, grande número de doações de sangue e pele para ajudar as vítimas do incêndio.
Bruno também sofreu queimaduras nos braços e nas costas. Ele ainda faz fisioterapia para recuperar completamente o movimento do braço esquerdo. Mesmo após todo o sofrimento, ainda tem alegria de viver. “A vida é feita de momentos, e eu prefiro estar sorrindo na maioria deles”, conclui.