Rio -  A cada dia surgem novos aparelhos celulares e smartphones, e é cada vez mais difícil se manter atualizado. Os preços são altos, por isso, é preciso analisar com cuidado a melhor forma de fazer a compra. Muitos aproveitam o baixo custo do dólar para adquirir os aparelhos no exterior, onde os celulares são até 40% mais baratos. No entanto, algumas taxas podem inverter a situação. Saiba mais sobre o assunto abaixo.
Por Marco Quintarelli
PERGUNTA E RESPOSTA
Celulares são a minha paixão e, a cada dia, novos modelos são lançados . Sempre que posso troco o meu por um mais moderno. Soube que uma boa maneira é estudar os lançamentos no exterior e comprar em dólar, por ser bem mais barato. Vale a pena?
Fátima, Madureira

Fátima, hoje a tecnologia da informação é uma necessidade para nos manter conectados ao mundo. Com informações em tempo real, os aparelhos celulares — principalmente smartphones — se tornam mais completos e substituem outros aparelhos do nosso dia a dia. As vantagens de comprar um lançamento no exterior devem ser bem analisadas. Um aparelho de última geração lançado nos Estados Unidos, por exemplo, pode ser de 30% a 40% mais barato que no Brasil, para os bloqueados, isto é, ligados a uma operadora local.
Para os desbloqueados, que podem ser usados por todas operadoras no Brasil, a diferença costuma ser menor, de 30% a 35%. É importante lembrar que o aparelho deve ser certificado e ter o selo Anatel. A agência possui em seu site uma lista com as empresas certificadas no exterior.
Porém, considere que se você comprar pela internet, o produto será taxado pela Receita Federal em 60% do valor do bem adquirido, além de 6,38% de IOF, se pago no cartão de crédito.
No caso de comprar o aparelho durante viagem ao exterior, o usuário precisa provar que o produto é para uso pessoal. Além disso, a isenção dos tributos valerá apenas para uma unidade de cada item. Leve em consideração também que a maioria das lojas e operadoras de telefonia móvel no Brasil parcela o preço no cartão de crédito e que o governo incentiva com desconto de impostos para alguns aparelhos montados no país.
Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos