Rio -  A redação é uma das avaliações mais importantes em um concurso público. Enquanto um bom texto pode garantir mesmo a aprovação do candidato que não foi tão bem nas provas específicas, a redação ruim pode prejudicar quem obteve bons resultados nos outros exames. Entre os erros mais comuns estão o uso da primeira pessoa do singular (eu) e a falta de organização dos parágrafos. Saiba mais abaixo sobre o assunto.
PERGUNTA E RESPOSTA
Com Claudia Jones
Estudo para concursos há muito tempo. Já tive boas notas nas provas objetivas, mas travo na redação. Não sei o que acontece, não consigo desenvolver as ideias. Será que é falta de treinamento adequado? Que dicas você me dá?
> Olavo Nunes, Anchieta
Olavo, nos concursos públicos, a redação pode ser um grande vilão. Costuma jogar o candidato para o alto, até mesmo aquele que não tem bom domínio das disciplinas específicas. Mas já vi casos também de derrubar possíveis primeiras colocações. E isso deve estar acontecendo com você.
Um dos grandes ‘pulos do gato’ é ler muito. É através da leitura que você conhecerá não apenas a forma de escrever corretamente, mas aprenderá sobretudo como se expressar. E uma redação nada mais é que a forma de uma pessoa se expressar sobre determinado assunto. Para isso — aí vai uma dica — é necessário que o texto tenha princípio, meio e fim. É importante que a redação seja dividida em parágrafos, em introdução, desenvolvimento e conclusão do tema proposto.
Suponha que a banca tenha pedido uma redação com 30 linhas. Inicialmente, vem a introdução, com cerca de cinco linhas. Depois, três parágrafos para o desenvolvimento e um para a conclusão. Acredite: a banca organizadora vai prestar atenção a esses requisitos. Outro macete é treinar cada vez mais.
Muito importante: não se deve usar a primeira pessoa do singular no texto. De cara isso vai representar perda de pontos. No entanto, essas são dicas gerais, pois você deve consultar um professor de redação para tirar suas dúvidas e, quem sabe, fazer um curso de técnicas de redação. Eu indico o professor Sandro Lucena da Central do Concurso Público, que é um excelente mestre em técnicas de redação.
Claudia Jones é jornalista especializada em concursos públicos