Rio -  O estouro de uma tubulação da Cedae na Avenida Radial Oeste, em frente ao Estádio do Maracanã, na madrugada deste domingo, alagou e interditou os dois sentidos de uma das principais vias de acesso à Zona Norte e ao Centro do Rio. O acidente abriu uma cratera de cerca de 50 metros quadrados entre as duas pistas, em frente a estação de trens do Maracanã. O trânsito está sendo desviado pela Rua São Francisco Xavier e pela Avenida Maracanã. O tráfego flui com lentidão em trechos em torno do estádio. Não há previsão de reabertura da Radial Oeste.
Segundo um segurança que trabalha nas obras do estádio, o estouro ocorreu por volta das 5h. Em seguida o asfalto cedeu e um jato de água começou a jorrar, chegando a uma altura de dois metros. Rapidamente a Avenida Radial Oeste ficou alagada. Ainda segundo o funcionário, um táxi não conseguiu transpor o volume de água. O veículo foi retirado com a ajuda de agentes da CET-Rio. Os acessos do Viaduto Oduvaldo Cozzi e da Avenida Presidente Castelo Branco para a Radial Oeste tiveram que ser interditados.
O acesso de funcionários das obras do estádio, na descida do Viaduto Oduvaldo Cozzi com a Rua Mata Machado, também ficou alagado. Os operários que saiam ou chegavam para otrabalho, pouco antes das 6h, foram surpreendidos pela 'enchente'. Muitos tiveram que tirar os calçados. "Nunca aconteceu isso durante a obra. Deve ter estourado alguma tubulação grande por aí", previu o pedreiro Francisco Ramos da Silva, de 50 anos, encarando a água e carregando o par de tênis nas mãos.
Além do sapato, o armador Ângelo Márcio dos Santos, de 35 anos, teve que arregaçar a calça do terno para entrar na obra. Ele chegava de um bico de segurança em uma boate de Duque de Caxias para enfrentar uma jornada de 12 horas no estádio. "A gente vem trabalhar e é surpreendido com essa situação", disse surpreso.
Por volta das 7h, um trecho da Radial Oeste ainda estava alagado. Muitos ciclistas e corredores, porém, passavam pelo local. Técnicos da Cedae avaliavam os estragos. A empresa, no entanto, ainda não informou que providências irá tomar e o prazo para a conclusão da obra. Bombeiros, agentes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Obras estão no local.
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio orienta os motoristas que seguem para o Centro a acessar a Rua São Francisco Xavier. Quem segue para a Zona Norte, deve seguir pelo Viaduto Oduvaldo Cozzi, acessando a Avenida Maracanã. Agentes da CET-Rio orientam os desvios.