Rio -  O amor ao esporte fez Emanoel Reis, de 14 anos, e Paulo Lucas Oliveira, de 15 anos, da equipe de badminton de Volta Redonda da Escola Municipal J. B. de Athayde, conquistarem a primeira etapa da Bolsa Atleta do governo federal. Segundo a professora Andrea Rodrigues, técnica da equipe, é um fato inédito no badminton da cidade.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Nem acreditei quando recebi a notícia da bolsa. Fiquei muito feliz. O badminton é a minha vida”, disse Paulo, que, como Emanoel, já esperava há algum tempo a bolsa, que varia entre R$ 350 e R$ 1,5 mil.
“A conquista da bolsa foi graças ao apoio que recebemos do prefeito Antônio Francisco Neto e da secretária de Educação, Therezinha Gonçalves”, disse Andrea.
A classificação contempla atletas que despontam nas competições nacionais. Os alunos ficaram em 3º lugar nas duplas masculinas. “Essa bolsa é resultado do esforço desses alunos no campeonato de 2011, realizado em Porto Alegre”, afirmou Andrea, ressaltando que em setembro mais oito atletas do badminton serão inscritos para novas bolsas.
Para ter direito a pleitear a Bolsa Atleta, os alunos têm que participar de duas etapas do campeonato nacional e das etapas do campeonato estadual. A bolsa tem como objetivo ajudar no custeio de treinamentos e compra de materiais esportivos. A equipe de badminton de Volta Redonda foi criada em 2008 e conta com 38 atletas, alunos de escolas municipais e da comunidade.
O badminton é uma modalidade individual ou de duplas, semelhante ao tênis, praticado com raquete e uma peteca ou volante. O esporte existe há mais de dois mil anos, sendo o mais rápido de raquetes, com a peteca alcançando até 350 km/h.
“Volta Redonda tem a primeira equipe de badminton em escola pública do país, premiada com três medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze”, disse Neto, que quer tornar o município referência na modalidade. “Todos nossos alunos terão acesso a esse tipo de esporte”, garantiu ele.
Em vigência desde 2005, o Bolsa Atleta é o maior programa de patrocínio individual de atletas no mundo. O público-alvo são esportistas de alto rendimento que obtêm bons resultados nas competições nacionais e internacionais. Desde 2010, o Ministério dos Esportes prioriza a concessão das bolsas para atletas de esportes dos programas olímpico e paralímpico, aos quais são destinados 85% dos recursos do programa.