Rio -  Uma pílula que reduz o desejo de consumir bebida alcoólica acaba de ser liberado pela Agência Europeia de Medicamentos. O fármaco Selincro (nalmefeno) atua no circuito de recompensa do cérebro. Os pacientes tratados durante a fase de testesreduziram o uso de álcool em 60%, em seis meses — isto representa uma diminuição média de quase uma garrafa de vinho por dia.
Foto: Reprodução Internet
Consumidor pesado de álcool bebe uma garrafa de vinho a menos por dia  | Foto: Reprodução Internet
O remédio é indicado para pessoas que bebem diariamente, mas que ainda não apresentam sintomas de alcoolismo, como crises de abstinência. O laboratório Biotie Therapies, que desenvolveu o medicamento, e o seu parceirodinamarquês Lundbeck, que será responsável pela fabricação e comercialização do fármaco, explicam que ele é “indicado na redução da ingestão de álcool em pacientes adultos que relatam dependência com um consumo de álcool de alto risco para alcoolismo (mais de 60 g/dia para um homem e mais de 40 g/dia para uma mulher)”. Estas quantidades correspondem a cerca de seis copos de bebida alcoólica por dia para homens e quatro para mulheres.
O medicamento, o primeiro do gênero autorizado na Europa, deve estar disponível nas farmácias de alguns países do continente ainda neste semestre. Os laboratórios ainda não sabem qual será o seu preço.
A droga é conhecida por sua ação como regulador dos receptores opioides, isto é, atua no sistema de recompensa do cérebro, que estaria mal regulado nas pessoas dependentes de álcool. Assim, o medicamento alivia o desejo de beber, diz o laboratório.
O uso dos comprimidos não elimina o tratamento psicológico. Aliás, o apoio psicoterápico é essencial para a adesão ao uso do fármaco, tomado uma vez ao dia, quando o paciente começa a sentir a necessidade de beber.
Não se sabe se a droga será aprovada no Brasil. Além de prejuízos na vida social e profissional, o alcoolismo causa cânceres, doenças cardíacas e danos ao cérebro.