Rio -  O ano letivo em Nilópolis teve início no dia 18 de fevereiro com uma novidade. Quatro escolas da rede municipal passaram a oferecer turno integral para os alunos: os três Cieps da cidade, localizados nos bairros do Paiol, Novo Horizonte e Centro; e o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Luiza O. Palmares, também no Paiol.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A faixa etária de alunos matriculados varia de 4 a 11 anos de idade, da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Até o momento, são 507 alunos matriculados, 418 nos Cieps e 89 alunos no CEI, que estudam de 8h às 16h.
Todas essas turmas terão, na parte da manhã, as atividades comuns do currículo escolar, de acordo com o ano de escolaridade.
Já no período da tarde, os alunos vão desenvolver atividades extracurriculares, como recreação, vídeo, dança, leitura, gincanas de matemática, além de por em prática outros projetos que estejam de acordo com a necessidade de cada uma das unidades.
O secretário municipal de Educação, Lincoln Santos, explica os benefícios que a adoção do turno integral proporcionam para os alunos da rede municipal:
“Eu sou defensor do horário integral nas escolas. Os alunos testam suas aptidões artísticas, criam o hábito de praticar esportes e fazem sua iniciação profissional. No mundo, todos os países desenvolvidos têm escolas em tempo integral”, garante o secretário de Educação.