Rio -  Na véspera do aniversário de 60 anos de Zico, o Flamengo prestou uma grande homenagem ao ídolo neste sábado. Considerado o maior jogador da história do clube, o Galinho ganhou uma estátua na sede da Gávea.
Centenas de sócios e torcedores acompanharam a inauguração e reverenciaram Zico. O ex-craque apareceu na sacada e se emocionou ao agraceder o carinho de todos. O evento foi realizado na entrada principal da sede, onde hoje está a calçada da fama. Cercado por familiares e ao som do Hino do Flamengo, Zico descobriu o monumento acompanhado pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello. Ovacionado, o Galinho ouviu dos torcedores cantos com palavras como "melhor do mundo", "Zico é melhor do que Pelé", etc.
Zico se emocionou com o carinho dos torcedores | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Zico se emocionou com o carinho dos torcedores | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
"Meu pai me ensinou a amar o Flamengo, que sempre foi minha segunda casa. Sempre fiz tudo com amor e dedicação, pensando no melhor para o clube e essa torcida. Isso tudo me dá orgulho e por isso coloco a cabeça no travesseiro e durmo tranquilo", discursou o ex-jogador, não sem antes expressar seu agradecimento: "Obrigado, obrigado, obrigado... 60 vezes obrigado".
Multidão acompanhou inauguração de estátua no ídolo | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
A estátua teve por inspiração a comemoração do gol marcado pelo Galinho no clássico Flamengo x Botafogo, no dia 7 de maio de 1989, válido então pela Taça Rio. Mostra Zico correndo com os braços abertos, para festejar com a torcida. O autor, Eduardo Santos, foi lembrado e a obra aprovada.

"Está aprovada", disse Zico, que foi quem escolheu a foto que daria origem ao monumento.

"Gosto muito dessa foto. É a comemoração de um gol contra um time que gostava de vencer, que é o Botafogo. Traduz minha emoção, minha alegria. Parabéns ao Eduardo e obrigado por transformar em realidade a minha imaginação", completou o Galinho.
Ídolo posa diante da estátua leva público ao delírio | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Ídolo posa diante da estátua leva público ao delírio | Foto: Severino Silva / Agência O Dia