sábado, 2 de março de 2013

Prêmio Nobel de Literatura 2013: candidatos, datas


Na última quarta-feira, dia 27 de fevereiro de 2013, a Academia Sueca, responsável pelos prêmios Nobel informou que a lista de candidatos ao Prêmio Nobel de Literatura no ano de 2013 conta com 195 nomes.
O número de candidatos deste ano é menor que em 2013, quando na menos que 210 escritores concorreram a primeira etapa da premiação. Neste ano o prêmio é de 1,2 milhão de dólares, ou seja, algo em torno de 2,4 milhões de reais, além de todo o reconhecimento e prestígio trazidos pelo Nobel de Literatura.

Indicações

As indicações ao Prêmio Nobel de Literatura surgem a partir de cartas enviadas pelo Comitê Nobel de Literatura a instituições acadêmicas, para que professores universitários de literatura e linguística, ganhadores do prêmio, presidentes de sociedades de autores, entre outros que indiquem possíveis candidatos à premiação, além dos membros da Academia Sueca e de outras organizações similares, que também cumprem esta função.
De acordo com Peter Englund, secretário permanente da Academia Sueca, neste ano aumentaram os convites para processo de indicação enviados à universidades africanas, assim como ocorreu no ano passado com as instituições acadêmicas dos Estados Unidos.

Processo de escolha do vencedor

  
Depois que os convidados fazem suas indicações, é feita uma lista de possíveis candidatos ao Prêmio Nobel de Literatura, que neste ano conta com 195 nomes. Após a escolha dos candidatos, o comitê da Academia Sueca conta com apenas dois meses para reduzir o número de candidatos à metade, ou seja, apenas 98 pessoas. A partir desta fase, vão sendo feitas novas etapas de seleção, até que restem apenas cinco finalista, que disputaram o prêmio diretamente.
Assim como em todos os anos, o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2013 deve seranunciado junto com os demais prêmios, no início do mês de outubro.
lista dos candidatos e a data do Prêmio Nobel de Literatura 2013 não foram anunciadas. De acordo com informações do site oficial da premiação, Os estatutos da Fundação Nobel restringem a divulgação de informações sobre nomeações (indicados e indicadores) por 50 anos. Para mais informações acesse o site www.nobelprize.org.

Nenhum comentário: