Rio -  A cidade de Búzios recebeu o artista multifacetado Ziraldo, conhecido internacionalmente por sua contribuição à literatura brasileira, ao jornalismo e às artes em geral. No auge dos seus 80 anos, o criador do “Menino Maluquinho” ministrou uma palestra no Hotel Blue Tree para educadores da rede municipal de Búzios, tendo como tema a importância da leitura no processo de formação da cidadania e alfabetização. O encontro também serviu para consolidar a implantação de um projeto municipal de leitura no município.
O Prefeito reforçou que a educação é um das prioridades da sua gestão:“Educação é o único caminho para a gente libertar um povo. Acredito neste projeto e, enquanto eu for prefeito, a população e os educadores de Búzios terão todo o meu apoio no sentido de mudar a forma como a educação vinha sendo gerida até o momento. Hoje é o grande dia do nosso artista Ziraldo e desejo que ele traga todo o seu conhecimento e experiência na área”, afirmou o Prefeito André Granado.
Com humor e muito aplaudido, Ziraldo palestrou por cerca de uma hora, abordando diferentes questões que envolvem as dificuldades em sala de aula, a importância da interação entre alunos, professores e pais para o desenvolvimento dos estudantes e, ainda, as peculiaridades da educação brasileira.
“O que me dá mais felicidade hoje, aqui, é saber que quem está aqui não veio me ver dançar ou cantar, veio aqui discutir o futuro do país. E no Brasil tudo ainda está sendo feito e é preciso oferecer estímulo na escola e na família para a leitura no dia a dia.
'Educação é o caminho para libertar um povo'
O Prefeito reforçou que a educação é um das prioridades da sua gestão: “Educação é o único caminho para a gente libertar um povo. Acredito neste projeto e, enquanto eu for prefeito, a população e os educadores de Búzios terão todo o meu apoio no sentido de mudar a forma como a educação vinha sendo gerida até o momento", disse.
"Com a presença do grande artista Ziraldo aprendemos um pouco mais sobre a importância da educação na formação de nossas crianças e adolescentes para garantir um futuro melhor”, afirmou o Prefeito André Granado.
Fenômeno cultural
Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. A fama começou a vir nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê.
Em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema.