Rio -  O Bope , o Batalhão de Ações com Cães (BAC) e o Grupamento Aeromóvel (GAM) participaram na manhã deste sábado, no Rio, de uma ambientação operacional e treinamento de situação de crise no Corcovado, um dos mais visitados e conhecidos pontos turísticos e cartões postais da cidade. Todas as unidades integram o COE (Comando de Operações Especiais) da PM do Rio.
O exercício teve o objetivo de treinar as unidades de elite da PM para os grandes eventos previstos para o Rio, como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) , evento católico em julho, a Copa do Mundo, em 2014 , e os Jogos Olímpicos, em 2016. A ação faz parte de treinamento que prioriza a preparação contra crises com tomada de reféns em pontosturísticos, por criminosos comuns ou terroristas.
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
O Brasil não tem tradição de ações terroristas, mas os Jogos Olímpicos e outros grandes eventos sim, porque atraem a atenção do mundo para as cidades que os abrigam e podem servir para esses grupos como “propaganda” para sua causa.
Houve episódios do gênero em Munique-1972, quando terroristas palestinos invadiram o prédio da delegação istaelense. Na ação, um técnico e um atleta foram assassinados, após reagirem. Uma fracassada tentativa de resgate de nove reféns terminou com todos mortos a tiros pelos sequestradores. Em Atlanta-96, uma bomba explodiu no Centennial Park, matando duas pessoas e ferindo 111.
Foto: Alexandre Vieira / Agência Vieira
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
O treinamento desta manhã envolveu 70 PMs do Bope, do BAC e do GAM, 12 viaturas e um helicóptero. Segundo a assessoria de imprensa do Bope, o treinamento envolveu o acionamento do Grupo de Resgate e Retomada (GRR), desembarque de policiais pelas aeronaves, socorro de vítimas, retomada do trem do Corcovado, demonstração de equipamentos, posicionamento de atiradores de precisão e utilização dos cães de neutralização da raça pastor holandês.
As informações são do repórter Raphael Gomide, do iG