Itália -  O papa Francisco tomará posse no domingo da Cátedra de Bispo de Roma na Basílica de São João de Latrão, a catedral da capital italiana, em um ato que será realizado quando ainda não foi completado um mês de sua escolha como pontífice, no conclave de 13 de março.
A posse do argentino Jorge Mario Bergoglio da diocese de Roma, da qual é titular em qualidade de pontífice, se produzirá mediante uma cerimônia na basílica que está prevista que comece às 17h30 local (12h30, horário de Brasília) e na qual participarão também o cardeal vigário de Roma, Agostino Vallini, e o vigário emérito Camillo Ruini. Junto a eles, párocos e outros religiosos, assim como fiéis da capital italiana, acompanharão Francisco em um dos momentos mais especiais para o papa argentino, que, apesar de vir "quase do fim do mundo", como ele mesmo disse, assegura que se sente, antes de tudo, bispo de Roma.
A cerimônia em São João de Latrão começará com a posse da Cátedra da diocese de Roma, representada pela poltrona elevada da época do papa Leão X na basílica patriarcal, seguido do rito da obediência. Posteriormente, Francisco presidirá uma missa na catedral romana, que deve ser assistida pelo prefeito da capital , Gianni Alemanno, entre outras autoridades da cidade e da Itália.
Durante séculos, a posse da diocese romana era precedida pela chamada "cavalgada  papal", na qual o recém eleito pontífice atravessava em procissão o centro de Roma até a Basílica de São João de Latrão sob um cavalo branco. Esta tradição foi conservada até o século XVIII e depois se utilizaram meios mais cômodos para o pontífice, como os carros de cavalos ou, a partir de Pio XII no século XX, os automóveis para transportar o bispo de Roma desde o Vaticano até São João de Latrão.
Além da cerimônia de posse do novo bispo de Roma, que sucede Bento XVI após a renúncia ao pontificado em 28 de fevereiro, está previsto que amanhã seja descoberta uma placa em honra a João Paulo II na praça de São João de Latrão, na parte anterior ao Palácio do Vicariato.

As informações são da EFE