Rio -  Clientes do Estado do Rio da Oi (Telemar Norte Leste S.A) vão pagar menos por ligação de telefones fixos para celulares ou rádios a partir de hoje. A redução na tarifa é de 18,60%, segundo decisão aprovada pelo conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A queda vale para as chamadas de longa distância, com DDD, assim como as chamadas locais.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União em março, e indicava que a redução aconteceria no preço da tarifa dos usuários da Telefônica, Oi, CTBC, Sercomtel e Embratel a partir de abril.
No ano passado, a Oi S.A (Brasil Telecom), Telefônica, CTBC Telecom, Sercomtel e Embratel tiveram redução de 10,78% no valor das tarifas. Por determinações judiciais, a Telemar Norte Leste S.A, que opera no estado, não teve redução em 2012. Isso faz com que, neste ano, com a medida, a queda para os clientes desta concessionária seja de 18,60%.
A Anatel elaborou um mapa para indicar o estados nos quais cada uma das empresas opera. Basta acessar: http://goo.gl/2lXM5. Quando foi aprovado o ajuste, no início de março, Jarbas Valente, conselheiro da agência, disse que a medida iria impactar positivamente os indicadores de inflação do país.