Rio -  Tudo errado. O ônibus que despencou de viaduto e matou sete pessoas deveria estar no depósito se a fiscalização existisse. A van, onde a turista foi estuprada, não deveria circular nas ruas da cidade se houvesse fiscalização. Os tarados violentos poderiam estar presos se a delegada que ouviu a queixa da primeira mulher estuprada trabalhasse a sério. O menino morto pela manicure não deveria ter deixado o colégio com a assassina se houvesse seriedade dos responsáveis pela escola. A lista é interminável. A ilegalidade também. Um crime bárbaro supera o outro. A gente acha que já viu tudo e vê pior no dia seguinte.
Dá um desânimo do ser humano... Não consigo achar humanos os estupradores, os pedófilos, os assassinos. Não consigo aceitar conformada esta história de bom comportamento na prisão para diminuir a pena. Até porque o que é bom comportamento quando o sujeito ou a sujeita estão presos? Se uma pessoa é condenada a tantos anos por que tem que sair antes porque cumpriu um terço ou um sexto da pena? E não venham me dizer que é a lei. Isto eu sei. Só não entendo o porquê da lei. Não consigo ver o sentido de fazer um julgamento, condenar a criatura a passar muitos e muitos anos na prisão, virar manchete dos jornais se todo mundo sabe que aquilo não vai ser cumprido. É, hoje estou amarga. Pura verdade. Agora me diga como é que uma pessoa fica doce vendo a fotografia deste menino de 6 anos morto pela manicure da mãe dele? Como é que a gente fica calma imaginando a dor desta família? Como é que uma pessoa consegue não chorar diante dos detalhes sórdidos do crime?
Porque é que uma delegada que estuda, faz concurso, escolhe sua profissão, vai trabalhar na delegacia da mulher e não se sensibiliza com o drama da outra mulher, que sofreu a violência do estupro? Por quê? Que o povo em geral não vá à delegacia registrar uma queixa porque não acredita na sua polícia posso entender. Afinal, são tantos exemplos, tantas situações absurdas envolvendo policiais que o desânimo se justifica pela inoperância. Mas e a delegada? Ela deveria acreditar , agir, trabalhar pra mudar o curso da história.
A delegada Helô da novela é mais consciente. No caso dos crimes cometidos pelos homens da van, o horror chocou até a própria mãe de um deles. O que fazer com eles? Quanto tempo merecem ficam na cadeia? É justo que, diante de tanta perversidade, eles só cumpram parte da pena, caso sejam condenados? Este tipo de gente — os estupradores, os pedófilos, as assassinas perversas — têm jeito? São humanos? Sou contra a pena de morte. Mas sou a favor da vida. Acho que eles ficariam melhor presos. Para sempre.