sábado, 6 de abril de 2013

Primeiros sintomas do lúpus: quais são O lúpus é uma doença de manifestações muito variadas. Conheça quais são os primeiros sintomas do lúpus.


O lúpus eritematoso sistêmico, também conhecido simplesmente pela sigla LES, é uma doença autoimune crônica. Isso significa que os anticorpos responsáveis por proteger o organismo contra agentes patogênicos passam a atacar e destruir células do próprio corpo. Confira mais sobre o assunto e saibaquais são os primeiros sintomas do lúpus.
605472 O cansaço é uma das primeiras manifestações. Primeiros sintomas do lúpus: quais sãoO cansaço é uma das primeiras manifestações. (Foto: divulgação)

Apresentações do LES

O LES é caracterizado por períodos totalmente assintomáticos intercalados por sintomáticos. Geralmente o quadro clínico é bastante variado, podendo afetar apenas um órgão específico, que geralmente é a pele, ou até mesmo afetar órgãos internos.
Entre os sintomas mais frequentes do lúpus está a foto-sensibilidade, onde o indivíduo desenvolve manchas vermelhas na pele exposta ao sol, especialmente nas maçãs do rosto e dorso no nariz. Uma característica desse tipo de lesão é não ultrapassar o sulco nasolabial, formando um rash malar em forma de asa de borboleta.
O comprometimento articular é bastante frequente, pois muitos dos anticorpos são voltados contra as membranas que revestem as articulações, resultando em artrite. Os mesmos anticorpos ainda podem atacar a membrana de revestimento dos pulmões, coração e rins. Também pode haver anticorpos voltados contra os componentes do sangue, que acarretam anemia, diminuição das células de defesa ou diminuição da capacidade de coagulação.
605472 O rash malar em asa de borboleta é uma lesão bastante característica. Primeiros sintomas do lúpus: quais sãoO rash malar em asa de borboleta é uma lesão bastante característica. (Foto: divulgação)

Os primeiros sintomas do lúpus

  
Normalmente é mais difícil a doença se manifestar inicialmente com sintomas clássicos, pois geralmente o que ocorre é o aparecimento de queixas bastante inespecíficas, como cansaço, desânimo, febre baixa, emagrecimento e perda do apetite. Na maioria dos casos esses sintomas são seguidos por manifestações cutâneas (pele) ou articulares, que são mais sugestivas da doença.

Tratamento individualizado

Não existe um tratamento único para todos os pacientes portadores de LES, pois como a doença pode apresentar manifestações variadas, é necessária uma terapia individualizada. Normalmente são usados fármacos anti-inflamatórios, sendo muitas vezes necessário o uso de corticoides, capazes de suprimir a ação do sistema imunológico.
De maneira geral, a indicação de cada remédio ocorre de acordo com o tipo de comprometimento apresentado pelo paciente. É importante ressaltar que todos os portadores de LES necessitam de um acompanhamento contínuo, com consultas ao médico em intervalos de 3 a 6 meses.
605472 Depois das manifestações cutâneas as articulares são as mais comuns. Primeiros sintomas do lúpus: quais sãoDepois das manifestações cutâneas, as articulares são as mais comuns. (Foto: divulgação)
O LES é uma doença que afeta 1 a cada 1700 mulheres brasileiras e costuma cursar com sintomas bastante inespecíficos, que nem sempre sugerem  o diagnóstico. É necessário ficar atenta aos sintomas, especialmente no caso de pessoas com parentes próximos que são portadores dessa ou de outra doença autoimune, procurando um médico mediante qualquer dúvida sobre o assunto.
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: