África do Sul -  O ex-presidente  sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, recebeu alta do hospital depois de passar nove dias internado para tratar de uma pneumonia,informou neste sábado a Presidência do país. Segundo comunicado oficial ele teve "uma melhoria sustentada e gradual em seu estado geral de saúde".
Imagem de maio de 2008 mostra o líder da África do Sul, Nelson Mandela | Foto: EFE
Imagem de maio de 2008 mostra o líder da África do Sul, Nelson Mandela | Foto: EFE
Na semana passada o governo disse que os médicos haviam drenado o excesso de fluído dos pulmões de Mandela e que ele estava respirando sem dificuldade. Em quatro meses, esse foi o terceiro problema de saúde de Mandela, que se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul em 1994 e é considerado um símbolo global de tolerância e harmonia.
Ele esteve internado brevemente no início de março para um check-up e ficou hospitalizado em dezembro por cerca de três semanas com uma infecção pulmonar e depois por uma cirurgia para remover cálculos da vesícula.
Mandela deixou a presidência sul-africana em 1999 e está afastado da política há uma década. Mas ele ainda é reverenciado na África do Sul e no exterior como um líder da luta contra o apartheid e pela defesa da reconciliação racial durante o exercício do mandato presidencial.
Mandela tem um histórico de problemas pulmonares que datam de quando ele contraiu tuberculose quando era prisioneiro político. Ele passou 27 anos numa prisão em Robben Island e em outras prisões por suas tentativas de derrubar o governo de minoria branca.

As informações são do iG