Rio -  A noite deste domingo será dramática no Complexo do Alemão, mais especificamente no Campo do Sargento, a partir das 19h. Mas nada de incursão policial ou tiroteio.

A ocupação, desta vez, será cultural. O carro preto que subirá a comunidade não será o temido Caveirão, mas o Cinemão, ou Veículo de Ocupação Tática da Cultura. O drama desta vez estará restrito à tela do cinema.

Serão exibidos três curta-metragens, além do longa ‘Pacificação’ e o documentário ‘A batalha do passinho: os muleque são sinistro (sic)’, de Emilio Domingos, vencedor da Mostra Novos Rumos do Festival do Rio 2012. Em seguida, haverá um debate sobre temas vividos pela comunidade.
Projeto Cinemão, financiado pelo Ministério da Cultural e com apoio da ONU, começa às 19h , no Campo do Sargento, na Rua Canitar, Fazendinha | Foto: Divulgação
Projeto Cinemão, financiado pelo Ministério da Cultural e com apoio da ONU, começa às 19h , no Campo do Sargento, na Rua Canitar, Fazendinha | Foto: Divulgação
“Acreditamos que nossas armas são infinitamente mais poderosas. Nós apontamos para a sociedade outro modelo de ocupação territorial de espaços marcados pela violência. Essa é nossa função nas comunidades. O Cinemão é uma política pública necessária no processo de pacificação”, explica Cid César Augusto, diretor e idealizador do projeto Cinemão.

O diretor do Centro de Informação da ONU, Giancarlo Summa, também apoia o projeto, que é financiado pelo Ministério da Cultura. “Esse projeto represente um elemento importante na construção da cidadania”, diz Giancarlo. O projeto pretende promover neste ano 288 sessões gratuitas de cinema e deverá atingir mais de 150 mil pessoas.

Local da ocupação é reformado e transformado em campo de futebol

O local a ser ocupado pelo Cinemão neste domingo à noite, na Rua Canitar, foi reformado e transformado num campo de futebol, numa parceria da Coca-Cola com a ONG lov.fútbol, em parceria com os jovens da comunidade.
População assiste atenta a filmes exibidos em evento semelhante | Foto: Divulgação
População assiste atenta a filmes exibidos em evento semelhante | Foto: Divulgação
Os mutirões aconteceram nos finais de semana e contaram com cerca de 110 voluntários, participando do planejamento e contribuindo com mão de obra.

Aproximadamente 6 mil pessoas serão beneficiadas, entre jovens e adultos. O entorno do campo de areia lavada recebeu equipamentos de ginástica, mesas para jogos e projeto de arborização.

“Estava faltando um campo como este aqui na região. Somos milhares de moradores e quem sabe não sai daqui mais um jogador de seleção?”, vibrou Michael Assis, de 15 anos.