Rio -  O cantor e compositor Gilberto Gil se apresenta amanhã no lançamento do circuito ‘As quatro estações da música’. O projeto da Prefeitura de Niterói prevê a realização de shows com grandes nomes da música brasileira a cada mudança de estação. É a primeira apresentação de Gilberto Gil em Niterói e a oportunidade de assistir ao show de um dos maiores cantores do país gratuitamente.
Baiano celebra com os fãs meio século de carreira e músicas inesquecíveis. Secretário de Cultura foi baixista de Gil e comemora o show dele | Foto: Divulgação
Baiano celebra com os fãs meio século de carreira e músicas inesquecíveis. Secretário de Cultura foi baixista de Gil e comemora o show dele | Foto: Divulgação
O show ‘Sucessos’, como o próprio nome sugere, é um apanhado dos maiores sucessos da carreira do cantor, que tem mais de 50 anos de carreira, 52 discos, com quatro milhões de cópias vendidas e nove Grammys.
Realizado pela Secretaria municipal de Cultura e pela Fundação de Artes de Niterói (FAN), o circuito ‘As quatro estações da música’ será realizado sempre na Praça do Teatro Popular de Niterói, projetado por Oscar Niemeyer.
O secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, que é baixista e tocou diversas vezes com Gil, garante que o evento colocará Niterói na rota dos grandes shows nacionais e internacionais. “A ideia de trazer Gilberto Gil foi do prefeito Rodrigo Neves, que reconhece a importância do artista para nossa cultura”, disse Arthur Maia.
Pratas da casa
O circuito ‘As Quatro Estações da Música’ terá abertura de artistas niteroienses com estilos variados e muita animação, como a Sinfônica Ambulante, a banda Dizcoé e o comediante Juliano Antunes, que sobem ao palco montado na Praça do Teatro Popular, no Centro de Niterói, a partir das 17h.
A expectativa dos organizadores é que 10 mil pessoas compareçam à abertura do projeto musical. A organização do evento pede que a população leve 1 kg de alimento não perecível e utilize, preferencialmente, o transporte público para chegar ao local do show.
Caminho Niemeyer foi aberto para visitações diárias
O Caminho Niemeyer é composto por nove construções do arquiteto Oscar Niemeyer, além do Museu de Arte Contemporânea, e já está recebendo os turistas para visitação com uma equipe da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur).
O Memorial Roberto Silveira, que foi inaugurado há mais de 10 anos e nunca funcionou, será, de fato, aberto ainda neste mês de abril. Nele vão funcionar um Centro de Memória da história e da literatura fluminenses e um telecentro. O memorial será gerido pela Secretaria Municipal de Educação.
Ainda em abril será aberto o Centro de Atendimento Turístico da Neltur, um espaço para o turista. No local haverá um totem eletrônico, que dará acesso ao portal de todo o Estado do Rio Janeiro, equipamento igual ao que foi inaugurado semana passada no Museu de Arte Contemporânea.