Rio -  Luane Dias está aflita. Há dias ela não entra na internet por conta de um raio que atingiu um poste na comunidade Cidade Alta, onde mora, e deixou sua casa sem luz. Logo ela, que precisou da ferramenta para ganhar fama. Seu vídeo ‘As Vergonhas do Facebook’, postado no YouTube em dezembro de 2012, ultrapassou a marca de 2 milhões de visualizações na última semana e suas frases — cheias de ironia, gírias, palavrões e erros de português — já estão na boca do povo. Ao receber o ‘D Mulher’ em sua ‘humilde residência’ — um puxadinho de alvenaria —, Luane não quis saber de ‘sair bem na foto’. Ao ser orientada por sua mãe, Luciana Dias, a arrumar o cabelo, ela logo disparou: “Ih, pra mim está ótimo. Tu virou modelo agora, pra me dar dica de beleza?”.
Mulher ficou famosa por dar dicas na internet | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Mulher ficou famosa por dar dicas na internet | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Mãe e filha formam uma dupla cheia de simpatia. Luciana, por sinal, é a grande inspiração de Luane, mais conhecida como Californiana, devido às mechas louras de cabelo que já não fazem mais parte de seu visual. “A ideia dos vídeos foi das minhas amigas, que sempre falam que eu sou muito engraçada, mas comédia mesmo é a minha mãe. Eu puxei isso dela. Os conselhos que dou às usuárias do Facebook, no vídeo, são coisas que costumo conversar aqui na comunidade”, conta ela, que já gravou participação no ‘Esquenta’ e pode virar atração fixa do programa. “Moro num lugar distante, sem nenhuma mídia por perto. Jamais imaginaria que a Regina Casé fosse me ver”.
Luane tem 19 anos, Luciana, 37. Mas nos assuntos do coração, a filha parece ser bem mais madura que a mãe. O termo “termina suave”, um dos pontos altos do vídeo, foi um recado de Luane para sua genitora. “Quando ela brigava com meu padrasto, rasgava as roupas dele. Até já colocou fogo no tênis do coitado. Foi por essas coisas que eu falei a gíria”, comenta Luane. Os deslizes na língua portuguesa e os palavrões também fazem parte jogo. “Que graça teria se eu falasse tudo certinho? Mas eu não fiz nada para aparecer, nem criei personagem”, explica a carioca, que critica as meninas sem namorados que ficam dando satisfação do seu estado civil. “Elas reclamam que estão sem ninguém, mas colocam no face: ‘Tô solteira, mas tô feliz’. Caô, tá nada, sabe que não tá”, brinca ela, repetindo o bordão que se espalhou pelo país inteiro. E se dependesse da vontade de sua mãe, Luane deixaria a solteirice no passado e arrumaria um namorado sério. “Ela não quer namorar, mas eu torço por um menino bem legal que ela ficou. Ele é PQD e é tipo o Théo da novela, daquele que manda flores, sabe? Mas ela faz ele de gato e sapato”.
A jovem ainda não sabe o que vai fazer da vida daqui pra frente. Ela espera mesmo ganhar uns trocados com a exposição repentina. “Terminei o segundo grau e pensei em fazer Psicologia. Agora não sei se quero mais. Quero ver se aparece algo na televisão para mim. Se ganhar uns R$ 20 mil, vou comprar uma casa. Tenho um irmão de 11 anos e ele é muito rebelde. Quero levá-lo para outro lugar”, sonha ela. Durante sua infância, a ‘conselheira da internet’ passou por momentos complicados. “Luane quase morreu quando tinha 2 anos. Ela amava o pai e ele rejeitava. Um dia, ela acordou com febre muito alta, chamando por ele, e teve uma convulsão. Chegou no hospital quase sem vida”, relembra Luciana.
Embarcando no sucesso da filha, a manicure decidiu fazer o próximo roteiro do vídeo que Luane gravará, intitulado ‘Pras Amantes’. “É um papo reto que vou dar para algumas pessoas. Estava engasgado na minha garganta”, esbraveja Luciana, exibindo o papel com as coordenadas. E os óculos espelhados de Luane, que viraram sua identificação, ela promete não abandonar. “Coloquei para esconder minhas olheiras, tinha acabado de acordar quando gravei os vídeos. Agora, quando eu saio na rua e as pessoas não me reconhecem, minha mãe fala: ‘Coloca os óculos!’. Ela curte mais a fama do que eu”. Ao final da entrevista, a boa notícia: “A luz voltou!”, grita Luane, pronta para ver quantos seguidores a mais ela adicionará nas redes sociais.