Rio -  Sem querer humilhar ninguém, quis o destino que eu tivesse a sorte de fazer desenhos para textos de grandes humoristas que escreveram sobre o Rio, cariocas da gema como Millôr, Ivan Lessa, Sérgio Porto, Sergio Augusto, Cavaca. Ou honorários, como o Barão de Itararé, Verissimo. Fernando Sabino, Moacyr Scliar, Leon Eliachar, que se dizia cairoca (nasceu no Cairo) e até Machado de Assis, psicografado por Ivan. Mas, de todos, curti mesmo foi ilustrar o ‘Guia Antiturístico do Rio do Janeiro’, de Marques Rebelo. Saiu em 2007, mas continua atualíssimo. O prefácio — olha que luxo — é do Millôr, que conviveu com ele na redação da revista ‘O Cruzeiro’.
É pequeno, pouco mais de 100 páginas, alguns capítulos são mais breves que um hai-kai. Exemplos: Clima — Leviano. Produção — As maiores são de paisagem e de piadas. Também produz sambas. Tendências da população — Estão ficando perigosíssimas. Armas da cidade — Dois golfinhos , nadando em seco, com a divisa: “Vai levando” Futuro da cidade — “Seja o que Deus quiser” E por aí vai, baixando o sarrafo. Limpeza pública — É composta de uma extensa rede de restaurantes, cantinas e bares, que servem o mais variado lixo aos seus frequentadores. Os preços sobem sempre.Meios de transportes — São intensos e divertidos. Quando o carioca consegue chegar duas horas depois do que devia, chegou cedo. Quase cinco por cento da população não retorna diariamente aos lares. Fica nos hospitais e no necrotério, vítima das conduções que utiliza. Monumentos — Há 32 estátuas, sendo quatro equestres e, apenas com o cavalo, dez. 18.927 é o número dos bustos.
O Obelisco, que serviu em 1930 para os revolucionários amarrarem os seus cavalos, agora serve para o Departamento de Turismo cometer no Carnaval e no Natal os maiores insultos decorativos, é o mais importante dos monumentos cariocas. Mas, com todo o sarcasmo e ironia, não esconde a paixão pela cidade: Língua — Um pouquinho sestrosa, mas bastante inventiva, chiada e cariciosa. Cantada é uma beleza! Tomara que a Record se lembre de reeditar esse pequeno grande livro nesses tempos de pré-Copa.