Rio -  Para dona Zuleika, não bastou criar os nove filhos, 26 netos e 13 bisnetos em Honório Gurgel. Ela precisava incorporar à sua prole os 22 mil moradores do bairro da Zona Norte do Rio. E atacou em várias frentes, para acolher todas as faixas etárias: criou uma associação de donas de casa, que reúne as senhorinhas para atividades de lazer, sedia curso de alfabetização de adultos, comemora os aniversários do bairro com grandes festas na rua “para não excluir ninguém da farra”, mandou construir gruta para Nossa Senhora, passarela, muro para isolar a linha férrea, fez biblioteca para crianças. O negócio dessa vovó de 87 anos é agitar!
Foto: João Laet / Agência O Dia
Foto: João Laet / Agência O Dia
Zuleika de Souza mora na área há 63 anos. Quando chegou lá, ainda era zona rural, com carro de boi e vacaria. Sua história de vida se confunde tanto com a do bairro que no mês passado ela lançou  o livro ‘A Vida e o Sonho’, contanto tudo que viu e viveu em Honório Gurgel. “Sempre gostei de escrever, fui anotando coisas por toda a vida, tirando fotos e acabei tendo material para documentário do bairro. Tudo melhorou aqui”, orgulha-se.
De 2ª a 5ª feira, duas turmas de 15 alunos de alfabetização têm aulas no terraço de dona Zuleika. As reuniões das donas de casa acontecem às sextas. A gruta da qual cuida foi feita para “receber gente de todas as religiões” e já teve a bênção até de D. Orani. 
“Nos 80 anos do bairro, recebemos visita dos descendentes de Honório Gurgel. Nos 90, mandei todo mundo trazer bolo em forma de H, era bolo que não acabava mais”, diverte-se ela, que costuma tirar dúvidas de crianças sobre a região para trabalhos escolares. Quando achou que o bairro estava sujo, montou “árvore do lixo”, com nome de doenças e malefícios causados pela sujeira. Também compôs marchinhas e sambas sobre Honório Gurgel, que viraram hino de blocos locais. “O que está faltando aqui? Nada! O bairro é isso aqui mesmo”, resume Zuleika.
QUANTOS ANOS TEM HONÓRIO GURGEL?
São 107. É vizinho aos bairros de Barros Filho, Coelho Neto, Rocha Miranda, Bento Ribeiro, Marechal Hermes e Guadalupe.
QUEM É A FIGURA QUE DÁ NOME AO BAIRRO?
Honório Gurgel do Amaral foi prefeito do Rio entre 23 de maio de 1899 e 1º de fevereiro de 1900.
QUANDO FOI INAUGURADA A ESTAÇÃO DE TREM? 
Em 1905, só que com o nome de Munguengue. O nome atual existe desde pelo menos os anos 1920.
SÓ PASSA TREM DA SUPERVIA?
Não. Acessa a ligação com Deodoro e por ela a fábrica de cimento Holcim. Também passam por ela cargueiros da MRS Logística S.A.
COMO FAÇO PARA CONSEGUIR O LIVRO DE DONA ZULEIKA?
Ela ainda tem exemplares em casa que pode mandar por correio ou entregar ao vivo para os interessados.