terça-feira, 2 de julho de 2013

Snowden solicita asilo político na Rússia

Snowden solicita asilo político na Rússia

'Se ele quer ficar aqui há uma condição: deve interromper seu trabalho dirigido a causar prejuízo a nossos parceiros americanos', anunciou o governo russo

EFE
Moscou - O ex-técnico da CIA Edward Snowden solicitou asilo político na Rússia, informou nesta segunda-feira Kim Shevchenko, cônsul russo no aeroporto internacional de Sheremetievo, em Moscou.
"A britânica Sarah Harrison, que se apresentou como advogada do cidadão dos Estados Unidos Edward Snowden, compareceu no posto consular do aeroporto de Sheremetievo e entregou um pedido de Snowden para que seja concedido a ele asilo político na Rússia", disse Shevchenko à agência "Interfax".
Segundo o diplomata, Sarah se apresentou as autoridades consulares russas com o pedido de asilo ontem à noite. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, recusou comentar a notícia ao ser perguntado pela "Interfax" se Moscou está disposto a examinar o pedido do fugitivo americano.
Edward Snowden revelou a existência de programas de espionagem dos EUA
Foto:  EFE

"Não posso responder a esta pergunta. Não estou preparado para comentar. Não tenho nenhuma informação", disse Peskov. Pouco antes, Putin afirmou em entrevista coletiva que se Snowden, que se encontra desde 23 de junho na zona de trânsito do aeroporto de Sheremetievo, quisesse ficar na Rússia deveria interromper suas atividades contra os interesses dos Estados Unidos.
"Se ele quer ir alguém o receba, por favor. Se ele quer ficar aqui há uma condição: deve interromper seu trabalho dirigido a causar prejuízo a nossos parceiros americanos. Por mais estranho que isto soe em meus lábios", declarou. Esta foi a primeira vez desde a chegada de Snowden a Sheremetievo que as autoridades russas admitiam a possibilidade dele permanecer na Rússia.

Nenhum comentário: