Brasília -  O procurador regional da República Luiz Carlos Gonçalves defendeu, em audiência pública no Senado, a tipificação penal do terrorismo. Ele foi o relator da comissão de juristas que elaborou o anteprojeto que atualiza o Código Penal. O projeto tramita no Senado.
Luiz Carlos disse que a possibilidade de tipificação do terrorismo "sempre amedrontou", entre outras razões, porque teme-se que ações promovidas por movimentos sociais sejam enquadradas nessa categoria.
Mas ele argumentou que "jogar bomba em prédio é muito diferente de ações demovimentos  sociais legítimos, como é o caso de uma população que, revoltada com o atropelamento de uma criança em uma estrada sem passarela, decide atear fogo empneus para protestar e acaba atrapalhando o tráfego".
Ao comentar a atuação da comissão de juristas da qual foi relator, Gonçalves ressaltou que o colegiado era "plural" e que a sociedade participou dos debates.
"Também recebemos centenas de estudos e sugestões acadêmicas (durante as atividades da comissão)", acrescentou.
Essas declarações foram feitas durante audiência pública na sala 3 da Ala Senador Alexandre Costa. A reunião está sendo transmitida pela TV Senado na internet.