Itália -  O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi votou neste domingo na cidade de Milão no primeiro dos dois dias de eleições gerais realizadas na Itália, nas quais o político e empresário tenta ser o próximo ministro da Economia. Com expectativa midiática, "il Cavaliere" foi recebido ao chegar ao colégio Dante Alighieri por três garotas com os seios à mostra ao estilo do movimento feminista Femen e que protestavam com gritos de "basta Berlusconi".

Policiais conseguiram contê-las e afastá-las do local, e após este pequeno incidente, o líder da coalizão de centro-direita entrou na cabine de voto para marcar sua opção e depois depositou as cédulas na urna. "São exageros. Quem raciocina com a inteligência e com o cérebro não pode mais votar em uma direção e se comportar de modo consequente. Depois há toda essa série de situações fora da razão que existem e não podemos fazer nada", disse o ex-primeiro-ministro aos jornalistas. O político e empresário, que chegava a esta jornada eleitoral envolto em polêmica por causa de declarações feitas ontem, nas quais atacou a austeridade europeia e a magistratura italiana, respondeu com seu habitual senso de humor aos fotógrafos que lhe pediam para se virar à esquerda para capturar sua imagem. "Virar à esquerda é um pouco difícil para mim", brincou o ex-premiê.
Berlusconi não só votou para a Câmara dos Deputados e Senado, mas também para as eleições da Lombardia (cuja capital é Milão), uma das três regiões - junto com Lácio e Molise - que realizam neste domingo pleito antecipado. Antes de Berlusconi, também votou em Milão o candidato dos "moderados" e primeiro-ministro demissionário, Mario Monti, enquanto em Piacenza (norte da Itália) quem o fez foi o líder da centro-esquerda, Pier Luigi Bersani, e em Roma, o presidente da República, Giorgio Napolitano. A maior incerteza para a imprensa sobre em que momento de hoje ou amanhã votará o humorista Beppe Grillo, líder do Movimento 5 Estrelas de antipolítica e que algumas pesquisas internas dos partidos apontam como o segundo candidato mais bem colocado. Grillo, que fechou sua campanha na sexta-feira com um grande ato em Roma, deve votar no Instituto Agrário Marsano de Gênova.
As informações são da EFE