Rio -  Em sua conversa envolvente, ele destaca que é admirado pela juventude (“Hoje, não precisa mais ser jovem para chamar a atenção deles”), que está antenado com os tempos modernos (“Vejo a internet como mais uma forma de divulgar o trabalho”) e apresenta receitas para o sucesso (“Sua carreira é uma empresa, você tem que compreender isso”). Parece até papo de candidato às próximas eleições, mas isso Frank Aguiar, cantor e vice-prefeito de São Bernardo do Campo (SP), garante que não é.
Frank Aguiar diz que é tranquilo conciliar a carreira musical com o trabalho de vice-prefeito de São Bernardo do Campo | Foto: Divulgação
Frank Aguiar diz que é tranquilo conciliar a carreira musical com o trabalho de vice-prefeito de São Bernardo do Campo | Foto: Divulgação
“Em princípio, não quero concorrer ao cargo de deputado federal em 2014, mas não sei o que pode acontecer até lá”, desconversa ele, sobre uma ventilada possibilidade de sua candidatura ao Legislativo no ano que vem. “No momento, estou focado apenas na música”.
O forrozeiro piauiense está engajado na campanha para divulgar o novo CD, ‘Safadin’. Se, como dizem, todo político é safado, ele não confirma. Mas o próprio Frank Aguiar brinca ao recordar que ele mesmo já fez justiça ao título do lançamento. 
“O autor da música que dá nome ao disco, Renato Moreno, fez a canção há uns seis anos. Naquela ocasião, eu não quis gravar porque estava noivo e achei que não seria um bom exemplo, apesar de, de fato, ser bem safadinho naquela época”, assume. “O tempo passou, e até a minha mulher acabou dando força para eu gravá-la. Atualmente, a música faz sucesso essa linguagem do cara que pega todas sem compromisso. A molecada curte”. 
Frank Aguiar se entusiasma, tal e qual um candidato no alto de um palanque fazendo discurso, e segue com suas lições sobre como ser bem-sucedido. “O Brasil é riquíssimo de talentos. Tem um Frank Aguiar em cada esquina, mas nem todos sabem administrarsua carreira. Por isso, não conseguem chegar a 10, 20 anos de estrada”, avalia ele, que, além de cantor e político, também é bacharel em Direito. 
E como é conciliar os trabalhos de vice-prefeito e de músico? “É tranquilo. Tenho um gabinete bem equipado com bons assessores. Não sou obrigado a estar lá todo dia, já que o cargo é de expectativa. Tenho essa liberdade, mas me dedico e acho que tenho ajudado bastante a cidade de São Bernardo do Campo”, garante ele, que faz entre 10 e 15 shows por mês. “Os fãs estavam me cobrando muito a volta do Frank Aguiar cantor”. 
Além do nome artístico, Francineto Luz de Aguiar é conhecido ainda nos palcos pelo estranho apelido de Cãozinho dos Teclados.
“Ainda sou chamado assim, é um pseudônimo meu. O Cãozinho surgiu faz um tempinho, quando eu tocava teclado e ao mesmo tempo soltava um uivo que lembrava o de um cachorrinho gritando. E, na época, todos os tecladistas tinham que ter um apelido, então este se tornou o meu. Vejo de forma carinhosa, mas já não uso oficialmente, não provoco ser chamado assim”, conta.