Estados Unidos -  O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, recebeu "tratamentos complementares" de quimioterapia após ter sido operado pela reincidência do câncer, em dezembro, disse nesta sexta-feira o vice-presidente, Nicolás Maduro, que destacou ainda que o governante tem "uma força superior" e está de bom humor.
"Os médicos com o presidente Chávez decidiram iniciar os tratamentos complementares. Vocês sabem quais são os tratamentos complementares, certo? Bom, as quimioterapias que se aplicam aos pacientes depois das operações", declarou Maduro a jornalistas após uma missa celebrada pela saúde do presidente.
O vice-presidente lembrou que Chávez "passou por quimioterapias e radioterapias depois das operações de 2012" e ressaltou que o próprio líder tomou a decisão de voltar à Venezuela, onde permanece internado no Hospital Militar de Caracas.
"Os tratamentos que o comandante Chávez está recebendo são duros, mas ele tem agora uma força superior e se encontra em bom estado de ânimo, batalhando, recebendo seus tratamentos", acrescentou.
Maduro assinalou que Chávez, que respira através de um tubo na traqueia devido a uma insuficiência respiratória, se comunica "por via escrita e por outras vias que ele mesmo inventou".
Em dezembro, o presidente voltou à sala de cirurgia pela quarta vez em 18 meses, após uma reincidência da doença que foi diagnosticada em meados de 2011. "Nesta operação, ele tinha nos transmitiu com muita força que havia a possibilidade de que não saísse", apontou Maduro, que admitiu que havia "um sentimento de medo".
Por outro lado, reiterou as críticas perante as versões sobre a saúde de Chávez e esclareceu que o governante lhes deu a ordem "de sempre informar cada coisa, cada detalhe". 
As informações são da EFE