África do Sul -  A população sul-africana entrou em pânico na noite de terça-feira por conta de um obituário de Nelson Mandela, exibido em um canal TV por assinatura, intitulado "Em memória a Madiba 1918-2013". A precipitação se tornou alvo de críticas da população no Twitter. O líder do movimento do Apartheit está internado há oito dias, mas desde segunda-feira vem apresentando melhoras.
Imagem de 2005 mostra o ex-presidente Nelson Mandela na sede da Fundação Nelson Mandela, em Joanesburgo, África do Sul | Foto: EFE
Exibição de obituário de Nelson Mandela em canal de TV por assinatura gera pânico na população sul-africana | Foto: EFE
A Presidência da República e a Fundação Nelson Mandela classificaram o incidente como "inoportuno e insensível com afamília e o povo sul-africano". Os responsáveis pelo canal de TV se desculparam e justificaram que o obituário só foi ao ar devido a um erro técnico. 
"Como qualquer emissora internacional, a Universal Networks mantém obituários prontos para cada estadista importante do mundo. A Universal Channel oferece um pedido de desculpas sincero e sentido pela veiculação do programa de Nelson Mandela, devido a um erro técnico de nossa equipe”, diz o comunicado. 
Em resposta, o porta-voz da Presidência, Mac Maharaj, disse que não acredita que o erro possa causar algum tipo de dano irreparável na população e acrescentou que os diretores do canal foram rápidos em pedir desculpas pelo ocorrido.