Portugal - As chuvas que caíram em Portugal durante o feriado da Páscoa (estendido à segunda-feira em diversas regiões do país) alagaram cidades e a área rural do distrito de Santarém, na região do Ribatejo, a nordeste de Lisboa.
Segundo a Agência Nacional de Proteção Civil (ANPC), as águas que caíram desde o final do inverno, até o princípio da primavera no hemisfério norte elevaram em sete metros o nível dos rios Zêzere e Tejo.
O tráfego de veículos ficou lento em mais de 20 estradas vicinais. Neste momento, há três aldeias isoladas em Santarém, por causa das enchentes e o abastecimento e transporte de emergência estão sendo feitos por bombeiros e pela ANPC.
O Ministério da Agricultura ainda não calculou o prejuízo que as chuvas causaram para a lavoura (culturas como tomate, batata, milho e tabaco), mas a avaliação prévia é de que as águas tenham desperdiçado o preparo do solo e adiem por três semanas o plantio. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, cerca de 80% dos produtos alimentares consumidos em Portugal são cultivados e extraídos no próprio país.
A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera é de que grandes chuvas ocorram fora do continente hoje, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
As informações são da Agência Brasil