São Paulo -  A evolução dos eletrodomésticos os fez mais bonitos, potentes, práticos, rápidos e silenciosos, mas também os tornou, em muitos casos, menos amigáveis. Quem já não teve dúvidas de como operar uma máquina dessas ou mesmo se poderia ou deveria recarregá-la ou colocar num local específico da casa?
Para sanar as dúvidas e acabar com os mitos sobre os eletrodomésticos mais comuns da casa fomos atrás dos principais fabricantes do setor. Veja abaixo como tirar o melhor proveito dos aparelhos, economizar energia e fazê-los durar muito.
Geladeiras
1 - Posso secar roupas atrás da geladeira?
NÃO.  As grades de trás da geladeira são dutos por onde passa o fluido que tira o calor de dentro do eletrodoméstico e o dissipa no ar, por isso elas esquentam. Quando você coloca roupas úmidas sobre esses dutos, está dificultando a dissipação do calor, o que diminui a capacidade de resfriamento e causa desgaste no refrigerador, diminuindo a vidaútil do compressor (o motor) e aumentando a conta de energia.
2 - Faz mal abrir a geladeira várias vezes ao dia?
SIM.  Quando você abre a geladeira, o ar frio sai e entra calor. Como ela deve manter seu interior gelado, precisa trabalhar mais para esfriar o ar que entrou. Quanto mais vezes isso for feito, ou quanto mais ar quente entra (dependendo do período em que a porta fica aberta), mais cara fica a conta de energia.
Abrir a geladeira várias vezes ou deixá-la muito tempo aberta sobrecarrega o sistema e aumenta o consumo de energia | Foto: Reprodução Internet
Abrir a geladeira várias vezes ou deixá-la muito tempo aberta sobrecarrega o sistema e aumenta o consumo de energia | Foto: Reprodução Internet
3 - É verdade que ovos guardados na porta do refrigerador estão sujeitos à salmonela?
NÃO. A não ser que a casca do ovo tenha alguma trinca ou furo, mesmo com a variação (que é bem pequena) de temperatura pela abertura da porta, os germes não conseguem penetrar a casca.
4 - Guardar alimentos quentes na geladeira estraga o eletrodoméstico?
SIM. Se por um lado, para manter o interior do aparelho frio, ele vai sobrecarregar o compressor, consumindo mais energia, por outro, a vasilha quente trocará calor com outras vasilhas internamente, alterando o estado de conservação de outros alimentos.
5 - Posso encostar a geladeira nos móveis ou na parede da cozinha?
NÃO. É necessário deixar espaço ao redor da máquina para a dissipação do calor. Tanto atrás com lateralmente, o espaço mínimo recomendado de distância da parede ou de outros móveis é de 35cm.
6 - Há algum risco em ligar a geladeira logo após o seu transporte?
SIM. O motor do aparelho possui uma pequena quantidade de óleo lubrificante para garantir o funcionamento e, quando o aparelho é inclinado, esse óleo se movimenta, podendo obstruir os dutos de gás refrigerante, o que gera um desgaste grande e possivelmente irreparável na geladeira. A não ser que ela tenha sido transportada em posição vertical (por todo o período), recomenda-se esperar duas horas antes de ligá-la novamente.
7 - Acelerar o degelo do congelador com o secador de cabelos é perigoso?
NÃO se você tomar os devidos cuidados. Se o piso estiver molhado, use sapatos com sola de borracha e evite direcionar o ar quente para os alimentos no freezer, pois isso pode alterar seu estado de conservação.
Máquina de lavar e de secar
8 - Posso colocar o quanto couber de roupas para lavar ao mesmo tempo?
NÃO. Se não respeitar a capacidade máxima da sua máquina (8kg, 10kg, 12kg), ela não só vai te devolver a roupa suja como vai consumir mais energia e ter as peças desgastadas, fazendo mais barulho.
Nunca use mais sabão ou amaciante do que o recomendado. Isso pode estragar as roupas e a máquina de lavar | Foto: Divulgação
Nunca use mais sabão ou amaciante do que o recomendado. Isso pode estragar as roupas e a máquina de lavar | Foto: Divulgação
9 - Quanto mais sujas as roupas, mais sabão e amaciante devo usar?
NÃO. Tanto as máquinas como os próprios fabricantes de sabão e amaciante indicam a quantidade certa de acordo com o nível de água da lavagem (que deve ser indicada no painel da máquina ou no manual). Exagerar pode manchar as roupas e até estragar o aparelho.
10 - É necessário limpar ou trocar o filtro e outras partes da máquina?
SIM. A limpeza pode ser feita a cada dois meses e deve eliminar restos de sabão e amaciante nas gavetas (com uma escovinha e água) e fiapos nos filtros. Para lavar o aparelho internamente, deixe-o funcionar em modo “lavagem completa” com o maior nível possível de água e junte a ele, meio litro de água sanitária. Já o filtro deve ser limpo apenas com água corrente.
11 - As máquinas mais modernas lavam qualquer tipo de roupa sem estragar?
NÃO. Por melhor que seja seu aparelho, observe sempre a etiqueta das roupas. Se estiver escrito que ela não pode ser lavada à maquina (símbolo de uma máquina com um “X” ou uma tina com uma mão dentro), não experimente lavá-la no aparelho.
12 - É preciso fazer alguma manutenção de limpeza nas secadoras?
SIM. O filtro de fiapos deve ser limpo com o aspirador de pó – usando o bocal de escova acoplado. Faça também uma inspeção no cano exaustor – desconectando-o da secadora e usando o aspirador de pó –, pois se ele entupir parcialmente, suas roupas demorarão mais para secar e a conta de energia vai subir bastante. Por razões de segurança, recomenda-se ainda aspirar o chão embaixo e atrás da secadora todas as vezes que ela for usada.
Micro-ondas
13 - É perigoso esquentar água no micro-ondas? Por quê?
SIM. O aparelho aquece alimentos a partir da agitação das partículas de água dentro deles, num processo chamado condução. Quando se coloca apenas água para aquecer nesses fornos, ela não forma bolhas, mesmo que alcance mais de 100ºC. Então, quando a vasilha é movimentada ou quando se coloca algo para dissolver nessa água (pó de café, por exemplo), as bolhas podem se formar instantaneamente, espirrando líquido muito quente. A recomendação é de se colocar, por exemplo, uma colher de pau para equilibrar o calor interno da água.
Usar objetos pontiagudos para limpar o micro-ondas, mesmo que envolvidos em espuma ou tecido, pode danificar o revestimento de segurança | Foto: Divulgação
Usar objetos pontiagudos para limpar o micro-ondas, mesmo que envolvidos em espuma ou tecido, pode danificar o revestimento de segurança | Foto: Divulgação
14 - Posso limpar os cantinhos do micro-ondas com a faca?
NÃO. Nenhum objeto pontiagudo pode tocar o acabamento de segurança interna do micro-ondas, nem envolvido em tecido. Isso pode descascar a pintura e, com isso, causar faísca quando o aparelho for usado, o que significa risco de incêndio.
Ar-condicionado
15 - O ar-condicionado pode me deixar gripada?
NÃO. Mas a redução da temperatura vem acompanhada de uma diminuição na umidade do ambiente e isso pode irritar as mucosas de algumas pessoas. Além disso, se o aparelho não estiver devidamente limpo, pode liberar fungos e bactérias que serão rapidamente notados por alérgicos.
16 - É necessário fazer manutenção no aparelho?
SIM. Os filtros devem ser limpos periodicamente conforme as orientações de cada manual. O trabalho pode ser feito em casa e manualmente.
17 - Qualquer tipo de ar-condicionado pode ser usado em qualquer ambiente?
NÃO. Há modelos de janela (instalados através da parede), portáteis (são móveis e precisam ficar perto de janelas ou de uma parede com um furo) e os splits (que possuem uma parte instalada dentro e outra fora de casa, ligados por uma tubulação). Dependendo da sua necessidade e da especificidade do ambiente, modelos diferentes serão recomendados.
Fogão, forno e cooktop
18 - É verdade que o inox não enferruja nunca?
NÃO. Ele é muito mais resistente que outros metais, mas é sensível, por exemplo, a produtos com cloro (como alvejantes e água sanitária). Alguns utensílios e eletrodomésticos da cozinha possuem um verniz sobre o inox e esse verniz é sensível a saponáceos, amoníacos, solventes, álcool e desengordurantes em geral. Recomenda-se que tanto água como qualquer produto usado em aparelhos de inox sejam cuidadosamente secos.
19 - É perigoso deixar o queimador do cooktop aceso sem a panela sobre ele?
SIM. As panelas absorvem parte do calor gerado nas chapas metálicas que formam o cooktop. Se isso não acontecer, o calor pode danificar o revestimento desses espalhadores de calor.
Fornos auto-limpantes também devem ser limpos, mas não precisam de química, nem de esfregação | Foto: Divulgação
Fornos auto-limpantes também devem ser limpos, mas não precisam de química, nem de esfregação | Foto: Divulgação
20 - O forno autolimpante não deve ser limpo?
NÃO. A função “autolimpante” (um esmalte especial que reveste o interior do forno) garante apenas que a limpeza seja mais prática, sem a necessidade de esfregar.
Coifas e depurador de ar
21 - Há diferenças entre uma coifa exaustora e uma coifa depuradora?
SIM. O modelo exaustor retira a fumaça a gordura e o calor da cozinha e, através de um duto, trará o ar de fora para o ambiente. O modelo depurador apenas filtra o ar na cozinha, mas não o substitui por outro (devolve o mesmo ar, filtrado, para a cozinha). Há coifas que funcionam de ambas as formas, de acordo com a forma de instalação.
23 - Existe uma distância correta entre o fogão ou cooktop e a coifa?
SIM. A distância vertical mínima é de 75cm para fogões a gás e 65cm para fogões elétricos. A distância vertical máxima nunca deve ultrapassar 80cm.
24 - Posso lavar o filtro da coifa?
DEPENDE. Os filtros metálicos devem ser lavados semanalmente com água quente e detergente, podendo-se usar até a máquina de lavar (sem secante ou abrilhantador). Mas precisam estar totalmente secos antes de serem recolocados. Já os de carvão ativado – usados apenas em depuradores – não suportam a lavagem e devem ser trocados a cada três ou quarto meses.
Ferro de passar roupa
25 - Juntar uma boa quantidade de peças para passar gasta menos energia mesmo demorando mais?
SIM. Isso acontece porque a maior parte da energia gasta no funcionamento de todos os tipos de ferro está no processo de aquecimento do eletrodoméstico. Depois de ligado, melhor passar o máximo possível.

As informações são de Samira Almeida, do IG