Rio -  Mania nacional, o bumbum costuma ser alvo de preocupação entre as mulheres, que sonham em abolir qualquer imperfeição nessa área do corpo. Porém, o exagero de exercícios na região glútea pode acarretar a ‘Síndrome do Bumbum Sarado’, que é mais comum em mulheres de 20 a 50 anos. Apesar de pouco conhecido, o problema é uma das principais causas de artrose em jovens.
Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
Valesca Popozuda não tem o problema: ela malha duas horas por dia, mas sempre com orientaçãoprofissional | Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
Segundo Ricon Junior, médico especialista em quadris, fazer exercícios pesadosrapidamente, forçando demais glúteos e coxas, após passar o dia na posição sentada, costuma desencadear a síndrome. O problema consiste na inflamação do músculo piriforme, que vai da pelve ao glúteo.
Usar anabolizantes ou próteses de silicone nas nádegas também aumenta o risco da doença, pois a musculatura é comprimida. “Na ânsia de ganhar massa muscular ou melhorar a performance, as pessoas ultrapassam os próprios limites”, explica o médico.
Dona de um bumbum indiscutivelmente avantajado, a cantora Valesca Popozuda garante que, apesar de malhar duas horas e meia diariamente, toma cuidado para não sofrer lesões. “Não faço nada por conta própria, sigo à risca o treinamento do meu personal trainer e tenho alimentação balanceada”, afirma a artista.
Mesmo com acompanhamento de profissionais, dores constantes na virilha, nádega ou face lateral do quadril devem ser comunicadas a um especialista. Segundo Ricon Júnior, o tratamento é com fisioterapia, analgésicos, botox e, nos piores casos, massagem local e cirurgia.
Problemas nas articulações
A sobrecarga de exercícios também pode causar problemas nas articulações provocando outra doença, a Síndrome do Impacto no Quadril. Esse distúrbio costuma aparecer em pessoas que praticam corrida, tênis, futebol e algumas lutas marciais. Pode parecer rara, mas essa síndrome já acometeu personalidades como Lady Gaga, Cauã Reymond, o tenista Guga e até Pelé.