Rio -  Fazer o lucro aumentar de forma prática é o desafio de quase todos osempreendedores. O desafio está, porém, em saber como melhorar os números, identificando onde fazer os ajustes. O segredo pode estar no preço dos produtos, no valor cobrado por fornecedores, na concorrência acirrada ou até na maneira como você faz o marketing da sua marca. Evitar gastos também pode ser a solução. Confira algumas orientações logo abaixo.
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
“Sou dono de uma pizzaria no Centro do Rio e gostaria de saber qual é a forma mais prática de aumentar o lucro do empreendimento em curto prazo”.
Aurélio, por e-mail

Ao identificar que o lucro está baixo, há algumas medidas que devem ser tomadas. Uma delas é aumentar as margens de lucro, a outra é desenvolver mecanismos para ampliar as vendas.
Para resolver a margem de lucro, é necessário aumentar os preços de alguns produtos e reduzir os custos de outros. Para isso, avalie os preços praticados, pois pode ser que osvalores não estejam sendo suficientes para pagar as despesas (fixas e variáveis) e deixar lucro. Avalie também os preços das concorrentes.
Outra dica é adotar medidas para economizar nas despesas fixas — com energia, telefone ou água —, além de analisar quais são os gastos que estão extrapolando. Procurar fornecedores que ofereçam preços mais em conta, mantendo a qualidade do produto, também é boa alternativa para reduzir custos.
O Sebrae tem o Bolsa de Negócios, ferramenta on line e gratuita que promove encontro entre compradores e vendedores. Para se cadastrar, acesse http://www.bolsa.sebrae.com.br. Além disso, é preciso verificar se as retiradas mensais dos sócios estão compatíveis, para evitar que tirem do caixa da empresa mais dinheiro do que é possível.
Para implementar isso tudo, é fundamental que você tenha controles básicos de gestão, como um planejamento financeiro, no qual você poderá identificar os seus gastos, a sua arrecadação, se tem dívidas e quais as condições de pagamento, entre outros.
Quanto ao aumento das vendas, vale consultar o nosso site, onde há mais informações sobre marketing. Acesse: http://goo.gl/MMYE9.
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras