Rio -  Com 1,5 milhão de habitantes, 2.018 bares e 30 casas de shows espalhadas por 93 bairros, São Gonçalo recebeu investimentos privados que estão atraindo a atenção de niteroienses, cariocas e moradores da Região dos Lagos interessados em se divertir. De acordo com o secretário de Cultura, Michel Portugal, o aquecimento da vida noturna está mudando a rotina do município.
“Tivemos que colocar a atuação da Lei Seca nas ruas, o que fomentou a renda dos taxistas. Atentos ao fato, iremos mapear toda a região e produzir um catálogo cultural com as informações dos estabelecimentos”, promete.

Inaugurada ano passado, casa de shows I9 Music recebeu o maior investimento da região. Frequentada por gente até de cidades vizinhas, oferece atrações nacionais e internacionais | Foto: Divulgação
Inaugurada ano passado, casa de shows I9 Music recebeu o maior investimento da região. Frequentada por gente até de cidades vizinhas, oferece atrações nacionais e internacionais | Foto: Divulgação
A diversão nas ruas começa a partir das 19h, no espaço Salvatori, no Centro, que concentra o maior happy hour da cidade. Mas as principais atrações ficam por conta da I9 Music, que apresenta até bandas internacionais, como Double You, conhecidos pelo estrondoso sucesso da música ‘Please don’t go’. “Fui da Barra da Tijuca para lá assistir ao show, porque marcou a minha infância. Adorei o local e já voltei duas vezes”, conta Danielle Stuz, de 27 anos.
Segundo o gerente de marketing da casa, José Roberto Gomes, o acesso à música é o principal lema. “As pessoas estão vindo porque nosso diferencial é investir em grandes atrações nacionais e internacionais com preços mais baratos que nas cidades vizinhas”, define Gomes.
No espaço cultural Porto da Pedra, 1.500 pessoas animam as noites de sábado, quando rola o famoso Castelo das Pedras. “Arrastamos 10 mil pessoas para cá. O que era pra ser um baile virou um espetáculo”, gaba-se Márcio José Vasconcellos, responsável pelo evento.
“Não é provinciano como as boates do Rio, Niterói e Búzios. O pessoal só quer se divertir, sem preconceitos e distinção social. Depois que o DJ tocou o funk ‘Agarra’ e pediu um abraço coletivo em nome da paz entre os 10 mil participantes, não consegui deixar de vir”, elogia a fisioterapeuta Ananda Duriguetto, de 31 anos, que mora em Cabo Frio.
Outros points
NOVA CAIÇARA
No bairro Nova Cidade, o bar apresenta comidas nordestinas, e o preço atrai o público: R$ 10 homens e R$ 6 mulheres. Toda sexta tem a festa dos anos 80; aos sábados é a vez do melhor do forró; aos domingos, a noite fica por conta do Flash Back, com músicas que foram sucesso.
ESPAÇO SÃO JORGE
Muito samba e pagode levam 1.500 pessoas às sextas, sábados e domingos ao espaço, que fica no bairro Vila Lage.
RANCHO 193
Todos os sábados recebe 2 mil pessoas. Fica no bairro de Monjolos e é considerado o melhor no gênero sertanejo, com participação de DJs nos intervalos.
CANECO 90
Localizado no Mutondo, tem festa da Furacão 2000 toda quinta; a sexta fica por conta do Rancho do Tomate; nos domingos, é pagofunk.