Rio -  Falta pouco mais de um ano para que o país comece a sediar os dois maiores eventos esportivos do mundo. A contagem regressiva já começou, e estamos todos atentos ao andamento da situação dos aeroportos, estádios, capacidade hoteleira e toda a questão de infraestrutura envolvida. E os primeiros testes já estão começando, com aCopa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude. Falando especificamente do Rio de Janeiro, ainda temos outros atrativos, como a revitalização de espaços urbanos e novas áreas culturais.
Se hoje já temos grande demanda interna por turismo, como será quando recebermos um número muito maior de estrangeiros? Estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas mostra que cerca de 60 milhões de pessoas realizaram pelo menos uma viagem dentro do país em 2011. Outro estudo, elaborado pelo Ministério do Turismo, em parceria com empresas privadas e a FGV, mostrou que o número de estrangeiros no Brasil deve dobrar até 2016. Hoje, recebemos em média 5 milhões de viajantes por ano. Será que temos capacidade para atender a esta futura demanda?
Boa resposta pode ser baseada no próprio MTur, que tem a meta de tornar o país uma potência no turismo, elevando o Brasil para uma das três maiores economias turísticas do mundo dentro de nove anos. É realmente uma previsão bem ambiciosa que nos faz crer que o país crescerá bastante em termos estruturais. Atualmente, o governo, em convergência com os grandes grupos de turismo, já está atento às exigências das demandas atuais, de viajantes isolados e de empresas.
Neste 2 de março, quando comemoramos o Dia Nacional do Turismo, podemos perceber que ainda há muito o que percorrer. Mas, com certeza, se conseguirmos cumprir com os cronogramas, teremos motivos reais para fazer jus à data.
Celso Leonardo é executivo do setor de Turismo