Rio -  O caso do casal de estrangeiros sequestrado ao embarcar em uma van em Copacabana, na Zona Sul do Rio, ganhou repercussão internacional. Uma reportagem foi publicada no site do jornal americano USA Today nesta terça-feira. A mulher que foi vítima do crime é americana. Ela foi estuprada enquanto seu namorado era agredido.
Segundo a reportagem, o incidente provoca novos questionamentos sobre a segurança no Rio, que de acordo com o matéria, havia resolvido recentemente a constante violência do tráfico de drogas, como preparação para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimíadas de 2016.
O jornal compara ainda o crime ao caso de estupro coletivo a uma indiana dentro de um ônibus em Nova Déli, em dezembro do ano passado. Ainda segundo a reportagem, o transporte de vans no Rio é frequentemente ligado ao crime organizado, principalmente às milicias.  
Reportagem questiona segurança no Rio para receber grandes eventos | Foto: Reprodução Internet
Reportagem questiona segurança no Rio para receber grandes eventos | Foto: Reprodução Internet
Entenda o caso
O casal de turistas embarcou na van na madrugada da última segunda-feira, em Copacabana, na Zona Sul, para ir à Lapa. Durante o trajeto o condutor e um comparsa anunciaram o assalto. Outros passageiros que estava no veículo mas foram obrigados a descer em Botafogo, restando na van apenas os dois estrangeiros. 
Os criminosos seguiram com o casal até São Gonçalo, quando o namorado da americana, que seria Francês, foi algemado e ela estuprada. Os bandidos usaram os cartões das vítimas para realizar saques e compras em postos de gasolina em Niterói e São Gonçalo. Eles chegaram a voltar em Copacabana na casa das vítimas para buscar mais cartões e retornaram para São Gonçalo. Um terceiro integrante da quadrilha embarcou na van durante o trajeto e participou do crime.
Wallace Aparecido de Souza, de 22 anos, e Jonathan Foudakis de Souza, de 20, foram presos nesta segunda. Ontem, o terceiro acusado, Carlos Armando dos Santos, de 21 anos, também foi preso.