sexta-feira, 5 de abril de 2013

Cuidados para manter a casa sem mofo, fungos e bactérias A casa deve ser muito bem limpa para evitar mofo, fungos e bactérias. Saiba mais sobre o assunto.


Na hora de construir ou reformar a casa, não é preciso cuidar somente da parte estética mais também dasaúde. É essencial manter o ambiente higienizado e ter cuidados em relação ao mofo, que pode causar problemas respiratórios. Pensando nisso, selecionamos os cuidados para manter a casa sem mofo, fungos e bactérias.
604037 Abrir as janelas da casa ajuda a manter o ambiente arejado. Foto divulgação Cuidados para manter a casa sem mofo, fungos e bactérias Abrir as janelas da casa ajuda a manter o ambiente arejado. (Foto: divulgação)

Escolhendo o material para a casa

Uma dica muito importante na hora de escolher o material para a casa é em relação às tintas, que devem ser preferencialmente antimofo ou antibacteriana. Essas tintas especiais contêm substâncias que evitam o crescimento de algas, fungos e bactérias. Além disso, os revestimentos devem ser de superfície lisa. Os mais porosos podem acumular microorganismos devido a pequenas rachaduras, podendo oferecer risco aos moradores da casa.
A cozinha é um dos locais mais preocupantes, pois é na bancada que ocorre a contaminação cruzada, podendo causar infecção gastrointestinal. Nesse caso, é essencial optar por revestimentos sem poros, onde o alimento e a sujeira não fiquem acumulados. Além disso, dependendo do material, os pisos podem provocar quadros de alergias ou doenças respiratórias.
O carpete é um dos piores revestimentos, pois pode acumular ácaros e isso é um risco para a saúde. A dica é sempre procurar por opções fáceis de limpar e que não acumulem sujeira. Os tapetes em geral mais indicados são os laváveis, como os de nylon e polipropileno, um tipo de plástico.
604037 As paredes da casa devem ser lisas e antifungicas. Foto divulgação Cuidados para manter a casa sem mofo, fungos e bactérias As paredes da casa devem ser lisas e antifungicas. (Foto: divulgação)

Cuidados para manter a casa sem mofo, fungos e bactérias

  
1. Todos os ambientes da casa devem ser ventilados para evitar que acumule umidade, o que favorece para a proliferação de bactérias e fungos causadores de mofo;
2.  O chuveiro deve estar perto de uma janela e o mais indicado é que ela fique aberta durante o banho. Além disso, as janelas são muito importantes para que a casa fique iluminada e ventilada;
3. As colchas para dormir se tornam barreiras para a sujeira que vem pelo ar e por isso usá-las pode causar espirros durante a noite;
4. Em relação à limpeza, o mais indicado não é usar o aspirador ou na vassoura, principalmente quando se tem bebês. O pano úmido é a melhor opção;
5. A outra alerta vai para a limpeza da cerâmica. Lavar o rejunte encharca e leva muito tempo para secar. Porém, isso é problema que quanto mais úmido e molhado, maior é a tendência do revestimento desenvolver uma espécie de mofo.
604037 Os tapetes devem ser lavados ou evitados pois são fontes de bactérias e fungos. Foto divulgação Cuidados para manter a casa sem mofo, fungos e bactérias Os tapetes devem ser lavados ou evitados pois são fontes de bactérias e fungos. (Foto: divulgação)
casa deve ser um ambiente que deve ser muito bem limpo e arejado para evitar mofo, fungos e bactérias. Aposte em janelas, evite uso de colchas, mantenha a casa seca e arejada. Manter a casa limpa é indispensável para evitar o mofo, fungos e bactérias.
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: