quinta-feira, 4 de abril de 2013

Mitos e verdades sobre gastrite A gastrite é uma inflação na parede do estômago que gera grande desconforto. Conheça alguns mitos e verdades sobre a gastrite.


O nosso estômago atua como uma bolsa que recebe os alimentos e bebidas que consumimos. Nele ocorrem as etapas do processo digestivo. Algumas pessoas possuem problemas ao ingerirem determinados alimentos, sentindo dor e queimação. A gastrite é um problema que acomete muitas pessoas, causando inflação da mucosa que reveste a parede estomacal. Confiraalguns mitos e verdades sobre a gastrite.
604026 A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago. Foto divulgação Mitos e verdades sobre gastrite A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago. (Foto: divulgação)

O que é gastrite

A gastrite acontece quando há uma inflamação ou inchaço da parede que reveste o estômago. Ela pode durar pouco tempo ou até meses e anos. Dentre as principais causas das da gastriteestão:
  • Uso de medicamentos como anti-inflamatórios, analgésicos (quando ingeridos por um longo tempo);
  • Tomar muito álcool;
  • Infecção por bactéria chamada Helicobacter Pylori;
  • Refluxo da bile no estômago;
  • Distúrbios autoimunes;
  • Estresse excessivo;
  • Ingestão de substâncias corrosivas (como venenos);
  • Traumas ou doenças graves.

Sintomas da gastrite

  • Perda de apetite;
  • Dor abdominal;
  • Náusea e vômito;
  • Dor na parte superior da barriga ou abdome;
  • Fezes escuras ou sangue nas fezes e vômito (caso a gastrite esteja provocando sangramento).
    604026 Vários alimentos podem provocar gastrite. Foto divulgação Mitos e verdades sobre gastrite Vários alimentos podem provocar gastrite. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a gastrite

1. O leite é considerado um grande remédio para a gastrite.
  
Mito. Tomar leite gelado pode ajudar a aliviar os sintomas naquele momento. Mas, na verdade, esse alimento é ácido e prejudica a parede estomacal ainda mais. Tomar água gelada é mais indicado, pois diminui os sintomas e não causa danos à parede do estômgo.
2. Ficar longos períodos sem comer pode gerar gastrite.
Verdade. Ficar muito tempo sem comer pode provocar gastrite. O ideal é comer a cada 2 horas, para evitar o acúmulo de suco gástrico no estômago. Além disso, é essencial ter uma alimentação balanceada para evitar o problema.
3. O estresse pode provocar a gastrite.
Verdade. O estresse provoca à liberação de substâncias que causam agressão a mucosa gástrica, gerando então a gastrite.
4. A gastrite é hereditária.
Mito. Entre os principais males que acometem o estômago, algumas doenças podem ser de origem hereditária. Entretanto, a gastrite não possui relação com hereditariedade.
5. O café pode provocar gastrite.
Verdade. O café em excesso pode piorar os sintomas da gastrite, por causa da cafeína. Além disso, pessoas que tomam muitas doses de café ao longo do dia tendem a ficar mais tempo sem se alimentar, piorando ainda mais os sintomas.
6. Chiclete pode provocar gastrite.
Verdade. O hábito excessivo de mascar chiclete pode provocar gastrite, pois a produção de saliva aumenta a produção de suco gástrico.
604026 A alimentação inadequada pode provocar gastrite. Foto divulgação Mitos e verdades sobre gastrite A alimentação inadequada pode provocar gastrite. (Foto: divulgação)
A gastrite é um problema que deve ser tratado com cuidado para que não evolua para quadros mais graves. Adotar uma alimentação saudável é o primeiro passo para evitar a gastrite. Além disso, ao persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado.
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: