Rio -  Ano a ano, o Salão de Nova York ganha cada vez mais importância no cenário da indústria automotiva dos Estados Unidos e, é claro, de todo o mundo. Não é por acaso, então, que o evento passe a ter o mesmo destaque que apresenta o Salão de Detroit e seja local para o lançamento das mais recentes novidades.
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No Camaro a lateral clássica e a frente que agride os puristas. Motorizações estão mais fortes | Foto: Divulgação
Em 2013, por sinal, o Salão de Nova York — aberto ao público até dia 7 de abril — é palco para a aguardada estreia do novo Chevrolet Camaro. Para fazer bonito, o ‘muscle car’ aparece no estande da marca americana em três diferentes versões — SS, ZL1 e a clássica Z/28. Esta versão, que surgiu pela primeira vez em 1967, é a mais ‘poderosa’ do Camaro — motor V8 7.0 l de 507 cv de potência e câmbio manual de seis marchas.
Outra bela máquina presente no Salão de Nova York é a versão TA (Time Attack) do Dodge STR Viper, que terá ‘tiragem’ limitadas a apenas 33 unidades, todas na cor laranja. Diferentemente do STV Viper, a versão TA tem pneus Pirelli P-Zero Corsa e nova suspensão da Bielsten. O motor é o mesmo, o V10 8.4 l de 640 cv de potência máxima.
Pelo lado da Mercedes-Benz, o novíssimo CLA em traje esportivo. É a versão 45 AMG, só que equipada com motor turbo 2.0 litros e 360 cv de potência — segundo a marca alemã, o propulsor é capaz de apresentar média de consumo de combustível de 14,5 km/l, graças ao sistema ‘Start/Stop’. Além da motorização robusta, o CLA 45 AMG tem tração integral 4MATIC e o câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete velocidades.
No país dos utilitários
Os utilitários esportivos grandes, tão amados pelos americanos, marcam presença na edição 2013 do Salão de Nova York. São várias as fabricantes que apostam em novidades para agradar ao público dos Estados Unidos. Entre os lançamentos, destaque para o estande da Land Rover.
A marca inglesa está representada pelo novíssimo Range Rover Sport, que ganha designjovial e com linhas bem próximas ao ‘irmão’ Evoque. A versão do modelo, aliás, segundo a Land Rover, compartilha apenas 25% dos componentes do Range Rover convencional.
Portanto, o Land Rover Sport conta com itens exclusivos. No interior, por exemplo, o painel nada mais é do que uma tela digital de 12,3 polegadas e o console está mais elevado, enquanto que o volante é menor. Debaixo do capô, a exclusividade responde por um novo motor, o V6 3.0 litros movido a gasolina.
Já a Jeep é representada pela nova geração do Grand Cherokee, que ganhou dianteira de gosto muito duvidoso. Além do novo visual, o SUV também tem nova motorização e câmbio. O motor é Tigershark MultiAir, da Fiat, com quatro cilindros 2.4 l e 184 cv de potência — foi mantido o Pentastar V6 3.2 l —, enquanto que a transmissão agora tem nove velocidades. Ainda pelo Grupo Chrysler, o novo Dodge Durango, que também ganhou novo visual.
Já a Toyota se faz presente com o renovado Highlander, que perdeu o jeitão comportado e está com design bem mais jovem, porém ainda sisudo. O SUV, no entanto, mantém  as motorizações disponíveis — um quatro cilindros 2.7 l e um V6 3.5 l, ambos com câmbio automático de seis marchas, e um híbrido com transmissão CVT.
As novidades entre os leves
Sedãs, cupês e hatches também marcam presença na edição 2013 do Salão de Nova York e disputam espaço com os superesportivos e SUVs. Na Kia, além da segunda geração do Soul, a marca coreana também apresenta o novo Cerato Koup, que por lá nos Estados Unidos se chama Forte.
No estande da Cadillac chama a atenção a nova geração do sedã CTS. O modelo está com visual mais agressivo — vincos bem pronunciados no capô — e ganha nova motorização — o V6 biturbo 3.6 l de 425 cv de potência.
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A Range Rover Sport ganhou a frente que estreou na Vogue | Foto: Divulgação
Outras novidades estão nos estandes da Hyundai e da Mitsubishi. Na primeira, o grandão Equus. O sedã da coreana passa a adotar novos design, interior e suspensão. Já na Mitsubishi, o Mirage, hatch que, especula-se, pode ser fabricado no Brasil.