Rio -  O consumidor terá mais uma semana com os preços mais em conta nas farmácias. O reajuste dos medicamentos previsto para esta segunda-feira, acontecerá apenas na semana que vem, de acordo com informações da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFarma). O aumento só pode ser repassado ao consumidor após divulgação no Diário Oficial da União e deve ser feito ainda esta semana, conforme anunciado ontem pelo ministro da saúde, Alexandre Padilha.
Rosane prevê enfrentar dificuldades com o reajuste dos medicamentos | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
Rosane prevê enfrentar dificuldades com o reajuste dos medicamentos | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
Na avaliação de Jorge Froes de Aguilar, diretor-executivo da Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico (Abafarma), o prazo para a alta de preços pode ser ainda maior. “Em teoria o reajuste já pode ser praticado, visto que a indústria já está autorizada a cobrar valores mais altos, mas o repasse deve acontecer em até três semanas, prazo que os varejistas levam para colocar os medicamentos à disposição”, explica.
Quando for oficial, o preço dos medicamentos será reajustado em até 6,31%. Esse foi o teto autorizado pelo Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), estabelecido com base na inflação - Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do último ano.