segunda-feira, 1 de abril de 2013

Truques para acabar com o sono O sono excessivo pode prejudicar o nosso desempenho durante o dia. Veja alguns truques para acabar com o sono excessivo


Muitas vezes temos um longo dia de trabalho, do qual não nos sobra muito tempo para descansar e também para dormir. O sono é indispensável para repor nossas energias, porém ele pode atrapalhar o nosso desempenho para realizar algumas atividades se nos acometer em horários impróprios. Pensando nisso, selecionamos truques para acabar com o sono em excesso.
602122 O sono é indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo. Foto divulgação Truques para acabar com o sono O sono é indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo. (Foto: divulgação)

Sonolência durante o dia

A sonolência durante o dia é um problema que atinge milhões de brasileiros. O problema provoca muitos malefícios para o bem-estar e saúde dos indivíduos acometidos, já que o desânimo prejudica a execução de tarefas diárias.
De acordo com Silvio Júnior (Coordenador do setor de ritmos biológicos do Centro de Estudos em Sonolência e Acidentes da Unifesp), os jovens são os principais acometidos com a sonolência. Isso ocorre, pois entre 14 e 22 anos o ciclo de sono tende a ser mais na parte da tarde. O corpo do jovem fica mais disposto a dormir tarde e acordar tarde. Quando esses indivíduos passam a trabalhar, ocorre um déficit de sono.
602122 O sono em excesso pode prejudicar o nosso desempenho durante o dia. Foto divulgação Truques para acabar com o sono O sono em excesso pode prejudicar o nosso desempenho durante o dia. (Foto: divulgação)

Truques para acabar com o sono

1. Segundo pesquisas, levar uma vida mais regrada ajuda a diminuir o sono durante o dia. Estabeleça horários para se alimentar praticar atividades físicas, ler e principalmente para dormir. Tudo isso faz com que o ritmo hormonal seja regulado e que o sono chegue no momento certo;
  
2. A alimentação é essencial nesse combate. Fazer as refeições em horário pré-determinado ajuda a regular o ritmo da produção de hormônios no organismo. Além disso, exagerar na comida pode causar obesidade e prejudicar a sensação de sonolência;
3. Invista no consumo de alimentos como nozes, legumes e frutas ricas em vitamina C, como a laranja, tangerina e caju, pois deixam o corpo com mais energia durante o dia;
4. O café, refrigerantes e alguns chás são ricos em cafeína, poderoso estimulante que faz com que o corpo tenha mais disposição, melhore a concentração e diminua o sono. Porém, quando consumida em excesso ela acelera o ritmo cardíaco, faz a pressão subir e atrapalha o funcionamento dos rins;
5. Evite comer alimentos gordurosos e pesados, como molhos, queijos, pães e frituras. Para as sobremesas aposte nas frutas ao invés de doces. Alimentos muito calóricos são difíceis de serem digeridos e aumentam o sono.
602122 A alimentação saudável é essencial para equilibrar o sono. Foto divulgação Truques para acabar com o sono A alimentação saudável é essencial para equilibrar o sono. (Foto: divulgação)
sono é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, porém quando em excesso ele atrapalha o desempenho na realização das atividades diárias. A alimentação é um dos pontos mais importantes para acabar com o sono em excesso. Sendo assim, aposte no consumo de alimentos saudáveis e pratique exercícios físicos para manter um sono equilibrado.
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: