Rio -  Na semana passada minha crônica saiu com um título que nem eu entendi: A Gravata dos Irmãos Marx. Escrever é fácil, dificil é cortar o texto. Foi o que aconteceu: corta daqui, corta dali e a gravata que ilustra a matéria ficou sem explicação.Seguinte: comprei em Nova Iorque não pela gravata (não uso) mas pelas caras de Groucho,Chico e Harpo. Na verdade é uma gravata de protesto, uma anti-gravata. Só usei uma vez, quando fui convidado para padrinho de um casamento que evidentemente não deu certo.
Agora, no festival dos Marx, promovido pela Caixa Cultural, achei legal usá-la de novo, sem paletó, para ficar bem à vista. Fiquei frustrado porque ela foi ignorada, carioca não dá mole. Mas no segundo dia –ufa!-uma moça disse: ``gostei da gravata ``. Missão cumprida, tirei a gravata e enfiei no bolso. Quando alguém diz ``no meu tempo´´ traduza-se por ``estou velho´´. Geralmente quem diz isso dá a entender que antes tudo era melhor. Mentira: quase tudo era pior, só nós éramos melhores porque tínhamos 50 anos a menos. Um exemplo: táxis. A maioria era de fuscas de duas portas; tiravam o banco  do carona, o passageiro se enfiava no banco trazeiro e afundava até o chão do carro.Hoje eu só conseguiria sair daqueles táxis com a ajuda de um guindaste. Já os taxistas continuam os mesmos: pelo percurso que fazem o Rio sempre parece uma cidade dez vezes maior. Mas, voltando à gravata: ei-la na foto batida pela Celinha. Ao fundo, um cartaz que comprei num sebo, quando os havia.
E não se fala mais nisso. Na gravata, bem entendido. Já os irmãos Marx, cada vez admiro mais. Sem eles não haveria cartunistas, Woody Allen nem Ionesco, com seu teatro do absurdo. Nada mais absurdo que as seqüencias vertiginosas das frases dos filmes – alguns mais antigos que eu – e,acredite, de uma lógica absoluta. Subversivo; não foi à toa que Mussolini proibiu sua exibição. E de uma atualidade total. Gays do mundo inteiro estão se mobilizando pelo direito de se casarem e adotarem filhos. Fernanda Montenegro e Camila Amado se beijam na boca em protesto contra o pastor homofóbico. Pois há mais de 60 anos Groucho dizia: ``Estou farto do casamento convencional entre homem e mulher. Isso era bom para sua avó. Mas ninguém quer se casar com sua avó. Nem seu avô´´. Imagina o escândalo.